On Feb 25, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> Mas de onde você tirou a idéia de que eu tenho algum direito de
> desfrutar de um trabalho artístico sem a permissão do seu dono?

De onde foi que você tirou a idéia de que não tem?

Você parece estar confundindo "direito de acesso", que de fato não
existe, com "direito de desfrutar as artes", que é um direito humano
fundamental, a ponto de ser reconhecido nas leis de direito autoral do
mundo inteiro.

Você também parece estar confuso pela noção de dono.  Embora a
interpretação mais natural de "dono" seja a de quem possui uma cópia,
pelo seu discurso, parece que você quer se referir a "autor" ou ao
"editor", que normalmente é o titular dos direitos autorais, de quem
você precisa pedir permissão para diversos casos de copiar, distribuir e
modificar obras.  Mas não para apreciação privada.

> Se alguém pular o muro de casa para desfrutar da minha piscina
> (metaforicamente - eu moro em um apartamento), vai sair de lá
> escoltado pelos simpáticos PMs do Estado de São Paulo.

E se alguém construísse uma réplica dessa casa hipotética que você mesmo
projetou e construiu, e nadasse na piscina da réplica?  Você ia chamar a
polícia com base em quê?

> A palavra final sobre o destino de uma obra é do seu criador e de mais
> ninguém.

Taí uma variação ainda mais exagerada da afirmação 8 ou 80 que Omar fez
outro dia, que já se mostrou falsa.

> Quanto à cabeça-dura das gravadoras e estúdios, não é por burrice. O
> que elas querem é alguma forma de "imposto sobre largura de banda" a
> ser distribuído entre elas. E o download indiscriminado só fortalece a
> tese delas de que isso é necessário.

Partindo de uma premissa falsa, pode-se chegar a qualquer conclusão.