On Feb 25, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> Claro que faz. É meu projeto. [de móveis]

E como é que você remunera os criadores dos projetos nos quais você se
baseou?

Porque, tipo assim, você não desenvolveu seu projeto do zero.  Já faziam
cadeiras antes.  Mesas também.  Já faziam pernas para sustentá-las.  Já
faziam assentos, encostos, com vários níveis de ergonomia.

Já pensou se o último sobrevivente da linhagem do "projetista" da
primeira cadeira encontrada em registros fósseis no planeta vier cobrar
de você por todas as cadeiras que você já vendeu?

Ou o descendente não teria direito à "remuneração" pelo trabalho de seus
antepassados?

> É justo eu passar, por exemplo, anos
> fabricando cadeiras e mais cadeiras até chegar naquela que é perfeita
> em todos os sentidos - confortável, leve, fácil de fabricar, barata -
> para que um mané qualquer faça cópias dela sem ter gasto um único
> minuto descobrindo o que eu levei anos para descobrir?

Você está colocando um monte de atributos nesse seu projeto de cadeira
que talvez o tornassem especial o suficiente para ser digno de
tratamento especial.

Mas vale o mesmo raciocínio pra uma cadeira normalzinha, dessas que você
anida fabrica e vende baratinho, que você também baseou fortemente em
projetos que viu antes?  Ou nesse caso você deverá toda a sua receita
pro autor do projeto original, e o trabalho que você teve fabricando as
cadeiras não merece remuneração?

> Ninguém mais vai fabricar móveis com o meu projeto. Quem quiser fazer
> móveis, que projete os próprios.

Quero ver você fazer projetos que não sejam baseados em nada que outra
pessoa tenha criado.  Quero ver você remunerar *todos* os projetistas
nos quais você se baseou, não importa há quanto tempo eles existam.

Se você não fizer isso, seu discurso não passa de racionalização
hipócrita de egoísmo anti-social.

O que eu não consigo entender é o que faz você no meio do Software
Livre, ainda mais defendendo que direito autoral e licenças são mais
importantes que as liberdades que motivaram o movimento.