2009/2/26 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>

>  É a primeira vez na minha vida que me deparo com membros da comunidade
> software livre defendendo essa posição conservadora. A mesma posição das
> gravadoras e das empresas do software privativo.
> Em todas as minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, todos os membros de
> comunidades software livre que me deparei defendem o livre compartilhamento
> do conhecimento e a subversão do copyright pelo copyleft. Na maioria dos
> casos são as associações e os grupos de usuários de software livre que
> lideram a luta contra a criminalização e ilegalização do P2P. E todos estes
> [...]

Não me considero conservador,  mas mim está claro que:

1) uma solução injusta não se sustenta por muito tempo
2) resolver o problema de um indivíduo ou de uma classe por um tempo é
fácil;
3) achar o equilíbrio entre todos os interesses para que a solução dure e
não consuma o sistema no processo é difícil;
4) deixar cada um por conta da sua própria consciência é tão extremo quanto
querer controlar tudo;

Eu prefiro as soluções que me parecem mais equilibradas. Se a solução que eu
tenho agora me beneficia enormemente, mas prejudica uma das partes
importantes do sistema, tendo a não me agradar dela (pois sei que essa
solução não durará muito tempo).

Essa instabilidade pode fazer com que o jogo se volte contra mim num futuro
próximo. Por isso tendo a me preocupar se todos os elementos do sistema
estão em posição de tirar vantagem dele, por mais que essa vantagem seja
limitada pela cota dos outros.

Dentro desses requisitos, as posições que posso defender são essas:

1) não deve haver um registro de tudo que fazemos na internet;
2) quando uma pessoa produz algo e gostaria que esse algo fosse
compartilhado, ela deve ter esse direito;
3) software livre é uma metodologia de produção de software bem equilibrada

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org