Em 26/02/09, Marcelo Branco<marc...@softwarelivre.org> escreveu:
> Em Qua, 2009-02-25 às 20:48 -0300, Alexandre Oliva escreveu:
> On Feb 25, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> Eu acho isso
> extremamente incoerente e incompatível com o ideal do
> software
> livre.

Fica claríssimo que você não entende o ideal do Software Livre.

> [...]
> software livre defendendo essa posição conservadora. A mesma posição das
> gravadoras e das empresas do software privativo.
> Em todas as minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, todos os membros de
> comunidades software livre que me deparei defendem o livre compartilhamento
> do conhecimento e a subversão do copyright pelo copyleft. Na maioria dos
> casos são as associações e os grupos de usuários de software livre que
> lideram a luta contra a criminalização e ilegalização do P2P. E todos estes
> membros são defensores do ideal do software livre.

Ai ai ai ai ai... acha que não somos a favor do compartilhamento do
conhecimento? Claro que somos! O que não somos é a favor da quebra de
direitos, ou então acabamos sendo tão totalitários quanto os
comunistas de Cuba! Conhece aquela frase "a minha liberdade acaba onde
começa a do outro"? Então, respeite a liberdade do outro de não querer
compartilhar! Ou então, junte um grupo de amigos, uns bastões de
baseball e vá visitar o cara para fazer ele mudar de idéia. Ou viole
logo todo e qualquer respeito pelo humano e arranque dele o que você
acha que deve arrancar.

Não sou a favor das patentes, nem do não compartilhamento, mas os
mesmos mecanismos legais que os defendem são os que acabamos usando
para defender a nossa liberdade de fazer Software Livre, e
compartilhar o que queremos com todo mundo.

O compartilhamento leva sim ao um questionamento, à necessidade de
rediscussão dos valores implantados atuais. Mas há subversão e
desobediência civil, são coisas diferentes, em uma delas você
questiona, leva à discussão, traz soluções, e na outra você
simplesmente ignora a lei, e faz tudo ao contrário, sem levar à
discussão, tornando-se mero criminoso.

Ser subversivo não é necessariamente ser criminoso!

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883