2009/2/26 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> Uma vez que você compartilhou a obra comigo, eu sou dono da cópia que
> você me deu.  Se você me impede de copiá-la, de modificá-la, de
> entregá-la a quem eu quiser, não está defendendo *sua* liberdade, está
> exercendo poder de exclusão sobre a *minha* liberdade.

Mudando um pouco o objeto, você consegue guardar um segredo?

> É, de novo, aquele argumento da liberdade do psicopata: a liberdade do
> cara me matar deve sobrepujar minha liberdade de viver?  Tirar a vida
> (ou qualquer outro direito ou liberdade do outro) não está mais dentro
> da sua liberdade, é poder sobre o outro.

Eu dificilmente acreditaria que a sua vida depende de ouvir músicas
sem remunerar quem as produziu...

> Não, você está de novo confundindo Software Livre com software copyleft,
> ou GPL, ou algo assim.

> Você, por exemplo, faz Software Livre e adora a licença de Software
> Livre permissiva publicada pela Universidade da California em Berkeley,
> a BSD modificada.

Ela também limita a liberdade de quem recebe o código que não pode
omitir a informação de autoria original.

> Correto.  O criminoso comete o ato em vantagem própria.

A sua definição de crime é curiosa. Não sei se os advogados da lista
vão concordar com ela.

> A desobediência
> civil que praticamos, visa a subverter todo o sistema, para benefício de
> toda a sociedade.

> São objetivos completamente diferentes, um mesquinho
> como os supostos direitos que você e Bánffy defendem, o outro generoso e
> de cunho social, justamente para combater essa mesquinharia.

Garantir a existência de incentivos adequados à produção cultural não
é exatamente mesquinho.

Achar que ela continuará a existir se o estado de coisas que você
propõe se tornar a regra não é exatamente uma crença racional. Você
quer tanto que isso seja verdade que acredita piamente que seja.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com