2009/2/27 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> - divulga e deixa copiar, e ganha dinheiro com shows.  É assim que
>  funciona a música hoje.  Raríssimos são os músicos que recebem
>  qualquer coisa parecida com o suficiente para pagar as contas com
>  royalties provenientes de direitos autorais, ou pagamento contratual
>  pela transferência dos direitos.

Isso limita o alcance geográfico da arrecadação do artista. E, caso o
trabalho dele não seja "performável" ao vivo, a solução não serve para
ele.

> - divulga livremente algumas obras literárias suas como investimento
>  para criar reputação, anuncia que vai escrever um novo livro, adota um
>  sistema de micro-pagamentos e publica cada capítulo só quando o
>  montante atingir um valor pré-estabelecido.

Imagine quantas gerações de Herberts seriam necessárias para os Duna...

> - cria um sistema de micro-pagamentos para que, toda vez que um fã
>  quiser, pode fazer uma pequena transferência para você.  Coloca
>  meta-informação nas obras distribuídas livremente para informar a quem
>  queira fazer uma contribuição como fazê-lo.

O pagamento voluntário de impostos foi um retumbante fracasso. Acha
plausível que exista um modelo baseado em contribuições voluntárias?

> - distribui a obra livremente e oferece serviços associados a ela.  Tem
>  funcionado bem para software.

Consegue pensar em algum trabalho associado à música?

> - cria obras por contrato, sendo remunerado imediatamente, que já
>  funcionava bem antes de existir direito autoral.

Adeus liberdade criativa.

> - mecenato, que já funcionava bem antes de existir direito autoral

Adeus liberdade criativa.

> Todos esses funcionam num regime em que o direito autoral não impeça o
> livre compartilhamento.  Todos têm chance de funcionar sem direito
> autoral.

Não é a mim que você deve convencer. É aos músicos. Prove que o modelo
é viável e eles virão correndo até você.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com