2009/2/27 Filipe Saraiva <filip.sara...@gmail.com>

> Pessoal, acho então que chegamos à raiz de toda a discussão: a forma como
> as pessoas encaram o movimento software livre.
>
> Vejo no movimento software livre uma mudança radical na forma de produção
> de bens intangíveis - no caso, software. Escrevemos linhas de código, das
> quais continuo sendo autor, mas disponho este mesmo código para que outros
> programadores venham e dêem sua contribuição. Isso é colaboração. Esse
> modelo, levado a outras questões, permitirá uma arte livre, uma
> disponibilização cada vez maior de conhecimento, talvez até um modelo
> [...]

+1

O SL é uma ponta para a elaboração de um modelo de produção de vários outros
bens livres (mas que atualmente contempla apenas software).

Se a "arte livre" tivesse sido a ponta desse movimento antes do software (e
com isso elaborado um modelo que a atendesse), dificilmente tal modelo
serviria para o software sem nenhuma adaptação. A comunidade do SL ainda
teria que resolver vários problemas a seu modo, mesmo que o foco fosse o
mesmo.

Com certeza não enfrentaríamos tanto descrédito, já que teríamos um caso de
sucesso que adotou os mesmos princípios. Poderíamos apontar para eles e
dizer "vejam: está dando certo com eles, porque não podemos bolar algo assim
também para o nosso modo de produção?" Mas sem os elementos que trazem
equilibrio ao sistema não seria possível repetir o sucesso.

Li o post do Bánffy sobre o que o Zed Shaw escreveu. Uma coisa que me chamou
atenção foi essa aqui:
   http://zedshaw.com/blog/2009-02-26-2.html
"""
Competitors Don’t Get It

Are there alternatives? Yes, but none of them really get it right. I can
upload my content to any of these web sites:

   - alonetone.com
   - www.kompoz.com <http://www.kompoz.com/compose-collaborate/home.music>
   - ccmixter.org
   - muxtape.com
   - www.last.fm <http://www.last.fm/home>
   - www.indabamusic.com
   - soundcloud.com
   - garageband.com
   - www.muziboo.com

And that’s just a few sites I found after asking around for about an hour.
I’m sure there’s tons more, but even on these sites I couldn’t find where
you can actually charge a listener for music. You can upload, share, remix,
collaborate, and search but you can’t *charge*.
"""

Isso me fez pensar o seguinte, que se nem todos os músicos estão prontos
para eliminar o intermédio das gravadoras, pelo menos se os interessados
pudessem fazê-lo, isso com certeza iria diminuir a influência dessas
gravadoras sobre o mercado.

Se o modelo for provado seguro para os artistas, é de esperar que as
gravadoras esperimentem tempos cada vez mais difíceis, até serem totalmente
bypassadas, sumirem do mapa, e deixarem de exercer sua influencia maléfica
sobre o mercado, sobre as leis, sobre as idéias, etc.

Aparentemente esse problema tem uma solução complexa, mas seu início é
simples: mecanismos na rede que permitam que os autores sejam liberados das
gravadoras e continuem ganhando seu dinheirinho por cópias vendidas (e
tornar essa prática popular). Sem as poderosas gravadoras fazendo lobby e
colocando minhoca na cabeça do povo, espalhando medo, etc, etc, essa
transição será muito mais traquila.

Aparentemente os autores de conteúdo não estão tendo acesso a um mecanismo
que os permitam usar o poder da rede para bypassar as gravadoras e ganhar
dinheiro sem elas.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA