On Feb 27, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> Isso limita o alcance geográfico da arrecadação do artista.

Ãrrã.  Benegão conheceu só o mundo graças a essa limitação de alcance
geográfico.  Porque ainda não tem ninguém levando artistas pra outros
planetas.

> Imagine quantas gerações de Herberts seriam necessárias para os Duna...

Se o cara consegue escrever num ritmo razoável, se as pessoas querem
ler, se o preço é justo, por que precisaria de gerações?  Tem algum
argumento mais sólido que essa diarréia, aí? :-)

> E, caso o trabalho dele não seja "performável" ao vivo, a solução não
> serve para ele.

E daí.  Ninguém ainda achou uma solução que funcione pra todo mundo.  O
cara criativo na arte será que não consegue ser criativo no modelo de
negócio também, ou achar alguém para ajudá-lo que seja?

> O pagamento voluntário de impostos foi um retumbante fracasso. Acha
> plausível que exista um modelo baseado em contribuições voluntárias?

Inclusive já vi funcionar.  Não vou dizer que vá funcionar pra todos.
Não boto fé nas tentativas de achar um molde que funcione pra tudo, como
você parece crer que direito autoral faz.  Já não tá funcionando.  Não é
razoável você exigir uma solução completa para defletir críticas a uma
solução cheia de problemas.

> Consegue pensar em algum trabalho associado à música?

Parece que música é OT, mas vamos lá...

Conheço vários músicos que vivem de dar aulas, com alunos conquistados
graças a reputação formada com networking e apresentações públicas.

Conheço músicos que compõem para filmes publicitários.

Já vi músicos que compõem para tocar na praça e pedir dinheiro.

> Adeus liberdade criativa.

A partir do momento que você colocou a criação como *motivada* pelo
lucro, ela já foi pro beleléu.  Artista cria porque quer ou pra ganhar
dinheiro?  Sortudos são os que conseguem juntar as duas coisas.  Porque
tá cheio de pagodeiro e sertanejo por aí que odeia o que faz, faz pelo
dinheiro que vem (ou vinha) dessas formas de expressão mais populares e
rentáveis.

De novo, não é porque alguns artistas criam movidos pelo lucro que
precisa impor (por default) o mesmo modelo a todos, sacrificando a
sociedade no processo.  Pra quem quer de fato usar um modelo como esses,
mesmo na ausência de direito autoral, há mecanismos contratuais.  Dão
mais trabalho, mas por que devemos nós ter esse trabalho para que alguns
possam explorar esse tipo de modelo de negócio?

> Não é a mim que você deve convencer.

Pela força com que você defendia os supostos direitos dos autores (não
só músicos) de serem mesquinhos, acho que é, sim.  Porque os músicos que
você acha que tá defendendo tão anos-luz à sua frente em termos de
entender o que é bom pra eles e o que não é.  E o que tá segurando é
justamente essa malha de correntes que você defende "pelo bem deles".