2009/2/28 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:

> Diz a lei da oferta e da procura que, em casos de escassez, o preço
> sobe.

Isso é tão falacioso que eu nem sei por onde começar:

O preço quem dá é quem tem algo para vender. Não é o caso de quem
baixou sem custo e está disponibilizando no HD para que outros façam o
mesmo. Nesse caso, seria o preço que o artista (ou seu representante)
cobram, que não tem mudado expressivamente. Você não está copiando a
música do HD do músico, está?

> O que está acontecendo hoje é o oposto.  Sinal de que não há
> escassez real, o pouco que parece haver é artificial.

A escassez de produção, mas uma infinita facilidade de reprodução e
disseminação. Quem produz está sendo remunerado dentro do que ele
acredita justo?

> Então, pra que ficar divagando sobre cenários fictícios, em vez de nos
> concentrarmos na situação real, em que há muito mais produção que
> demanda (quem consegue apreciar sequer uma pequena fração de tudo que há
> de bom em termos de cultura?), e a escassez não existe de fato, apenas
> nos modelos mesquinhos de negócio da indústria (anti-)cultural?

Você chama a produção de copiar um arquivo?! Porque essa parte é a
parte fácil que pode ser feita por qualquer mané. Você esquece (pior -
você omite o fato para "provar" seu ponto) o esforço entre conceber e
disponibilizar o produto pronto que você acha mais conveniente baixar
do HD de alguém que não tem autorização do que pagar ã loja, gravadora
e, eventualmente, o sujeito que assinou os papéis que levaram à
disponibilização da música.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com