2009/2/28 Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org>

> será?
> pra mim a música satisfaction resume nosso zeitgeist:
> nada parece conseguir satisfazer todos os desejos
> que os estímulos previstos por marx estão gerando.
>
> então perceba que o problema não é atender à demanda,
> mas parar de gerar tanto desejo. Tudo em excesso é ruim.
>
> //fabs

Os budistas têm estudado o desejo há mais de 2.500 anos, e em muitos casos é
falado que o desejo é eliminado através do próprio desejo:
http://www.acessoaoinsight.net/sutta/SNLI.15.php

Fico pensando que na sociedade da gratuidade (ou da abundância) o desejo
seja enfraquecido, e não fortalecido, pela grande quantidade de coisas
desejáveis disponíveis.

É interessante pensar que o desejo por evolução tecnológica acabe por criar
uma realidade que facilita a cessação do processo de geração de desejo.

Mas como o desejo em si (não os objetos de desejo) não é gerado em outro
lugar que não na própria pessoa que deseja, assim também não pode ser
controlado em outro lugar senão na origem. Então é possível que as pessoas
com pouca sabedoria acabem desejando outras coisas. Mesmo assim, como esse
desejo foi produzido artificialmente pela própria pessoa, também seria mais
fácil de ser eliminado (também pela própria pessoa).

Seria diferente de um desejo que esteja mais encrustado em todo ser humano
(como desejo por reconhecimento, por exemplo), o qual a tecnologia presente
oferece meios para alcançá-lo mais facilmente, para em seguida ser
enfraquecido e abandonado (também mais facilmente) pela pessoa que o
desejou. Seriam desejos os quais a pessoa pode abandonar mesmo sem ter
chegado a eles, pois estão lá a pouco tempo, não têm muita força.

--
Glauber Machado Rodrigues
PSL-MA

jabber: glau...@jabber-br.org