2009/3/2 Felipe Augusto van de Wiel (faw) <f...@funlabs.org>:

>        Devagar com as "insinuações" de que a lista "do nada" passou
> a ser fechada, até onde eu sei, os arquivos da lista são fechados há
> muito tempo. Há duas possibilidades:
>
> (a) os arquivos sempre foram fechados e ninguém tinha notado até
>    agora, ou

Já tinha notado o fechamento. Também administro a lista  PSL-GO e os
seus membros já haviam me notificado há uns 15 dias. Mandei uma cópia
para os adm...@softwarelivre.org e não recebi resposta.

> (b) eles sempre foram abertos e, de repente, foram fechados.

Eles sempre foram abertos e sou a favor que continuem assim. Os
benefícios da colaboração e da divulgação aberta de informações são
maiores que uma pretensa privacidade que não existe.

> B. Só há dois moderadores, como eu não mudei o arquivamento da
>   lista, o Akira seria o outro que poderia ter feito isso, como
>   discutimos todas as mudanças de configuração antes de fazê-las,
>   eu não acredito que ele tenha feito isso unilateralmente;

Não fiz isso e estou desfazendo esta opção até que os moderadores
recebam alguma instrução ou argumentos fortes para torná-la fechada.

> C. Há uma equipe de administração do Mailman que é responsável por
>   todas as listas hospedadas em listas.softwarelivre.org, não sei
>   se eles fizeram alguma mudanças de configuração e/ou ajuste.

Um membro do PSL-GO especulou que uma atualização do mailman pode ter
modificado as opções padrões. Porém parece não estar fundamentada,
pois a versão utilizada é bem antiga 2.1.5; o etch está na 2.1.9, o
lenny na 2.1.11 e o mais atual é 2.1.12.

Tudo indica que fora alguma alteração dos adm...@softwarelivre.org.
Estou aguardando explicações.

>        Como eu disse, o fato de ser fechado não significa muita
> coisa porque o Google indexa os arquivos (de forma falha, mas é
> possível usar o cache) e o MailArchive também tem os arquivos
> completos.

Vamos aguardar e caso seja necessário faremos alguma discussão mais
ampla para decidir se devemos torná-la fechada.

Abraços,
--
Marcelo Akira Inuzuka
http://akira.sistemasabertos.com.br