Em 02/03/09, Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org> escreveu:

> Puts, sensacional!!!
>
> Até o Marcelo Rubens
> Paiva<http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcelo_Rubens_Paiva>é menos moralisma e
> legalista do que alguns membros da nossa comunidade...
> e foi publicado no blog do Estadão - de hoje -  (um jornal assumidíssimo no
> seu conservadorismo).

De maneira geral os Blogs são interpretados como área de livre publicação,
ou seja, uma coluna mesmo onde é a opinião direta do jornalista, e não da
editora (embora não duvide que haja cortes ou publicações que só são aceitas
depois de passar por um crivo de alguma forma).

Quanto a conservadorismo, isso também é subjetivo. Fica fácil falar qualquer
coisa sem ter que embasar legalmente ou botar o pé no chão. Por mim, até
vacas voariam, mas não voam (ainda bem, senão o parabrisa do meu carro ia
estar a própria caca).

 Isso que ele está falando de bens materiais (que é bem questionável)...e
> nosso papo aqui era bens imateriais...

Ele se refere a materiais imateriais (hein?) ou seja, até onde iria a
liberdade dele para liberar certos materiais que a própria indústria não
mostra mais interesse. Poderíamos citar como exemplo disso os abandowares,
software não mais produzidos ou comercializados (voltando o pé para o
Software).

Até que ponto o abandoware é pirataria, já que o próprio fabricante não
disponibiliza mais uma forma de obter cópia licenciada e legalizada? Mesma
coisa para os filmes que ele cita: não tem "valor" comercial para a
indústria, mas ainda assim não deixa de ser pirataria, gravar a mídia e
revender (mas nesse caso, acho que conversar com os autores fariam com que
eles mesmos tomassem alguma iniciativa, ou não?)

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883