2009/3/3 Marcus de Vasconcelos Diogo da Silva <mvdi...@sfiec.org.br>:
> openoffice.org é tanto free software como open source. Mas me lembrei da
> cara do Oliva. Open Source uuurrrg. hehehe
> Será que agente poderia entrentar essa fera juntos ou não vale muito apena?

Há algum tempo a Fernanda Weiden escreveu um artigo em seu blog sobre
como esse tipo de posicionamento só serve para enfraquecer dois grupos
que na verdade lutam pelo mesmo objetivo, ainda que sob premissas e
pontos de vista diferentes.

E, particularmente, acho que se for por aí, então é melhor que os
divulgadores de software livre parem desde já de divulgar coisas como
"o servidor web mais usado do mundo é um software livre", pois na sua
origem ele é divulgado como "open source" (como, aliás, tudo o que vem
da Fundação Apache - Tomcat, Lucene, Geronimo, etc).

Sem falar no Mozilla Firefox, tantas vezes citado como o "software
livre" que compete diretamente com o produto proprietário dominante,
mas que embute em sua origem a própria criação do termo "open source".

E outro dia mesmo rolou nesta lista uma notícia sobre o uso de
"software livre" em governos (no caso, o britânico), mas a própria
manchete e a documentação oficial inglesa refere-se a "open source".

Enfim, se é para levar em consideração a "ideologia" por trás do
produto, então vamos parar sequer de falar das distribuições GNU/Linux
como "software livre", pois o criador do kernel Linux já disse várias
vezes que prefere o termo "open source", então teríamos um produto
mezzo "free software"/"open source".

Não é melhor arrumar brigas mais produtivas? ;-)

[ ]s,

olival.junior