On Mar  7, 2009, Antonio Fonseca <antonio.fons...@gmail.com> wrote:

> Se me permite perguntar, qual a sua preferida, destas que foram citadas?

As únicas dessas que já experimentei foram BLAG e gNewSense.

BLAG foi mais familiar pra mim, já que é baseada na distro com que eu
estava acostumado.

> Qual sua distro(s) principal? Para uso diário?

Ainda estou no Freed-ora (Fedora, excluídos os componentes não-Livres e
substituído o Linux pelo Linux-libre).

Quando comprei meu mais recente computador, meu plano era instalar
Freeeee nele, e BLAG nas demais máquinas que tenho em casa.
Infelizmente, no dia anterior à entrega da máquina para mim, o
desenvolvedor principal de ambas se desconectou do mundo, e os
servidores de ambas as distros saíram do ar.  Sem perspectiva de ter
atualizações, acabei instalando Freed-ora mesmo.

Tenho participado da comunidade BLAG, que está se reconstruindo, e
avaliado se entro nessa pra valer ou se começo a manter formalmente um
Freed-ora.  A idéia de me manter próximo à distro comunitária
patrocinada pela empresa em que trabalho é uma questão de conveniência,
tanto para o trabalho, quanto por meus hábitos adquiridos: desde comecei
a usar GNU+Linux, há uns 13 anos, só usei distros da linhagem da Red
Hat.  Eu me sinto meio peixe fora d'água numa distro da linhagem do
Debian.  Gostaria que não fosse assim, mas é limitação minha, não diz
nada a respeito das distros.