Marcelo,

Concordo com tudo o que você diz aqui sobre o RMS. Talvez o termo 'egoísta'
que apliquei, precise ser melhor contextualizado. Não estou me referindo a
isso como um defeito de caráter, mas como uma característa da personalidade
dele.

Na minha opinião é essa característica que o mantém reto, no embate, com sua
postura contestadora, mas também faz com que não poupe nada ou ninguém que
não se enquadre rigorosamente no seu modelo de pensamento. Isso é sim
egoísmo, mas no caso do RMS, sob certa ótica, talvez necessário e plenamente
perdoável. O mundo definitivamente precisa de um RMS.

Abraço,