Eu acho que esse é o famoso caso onde "uma coisa é uma coisa, outra coisa é
outra coisa".

Usar Software Livre é muito legal, e todos nós aqui gostamos. Mas...isso não
irá resolver todos os problemas do mundo!

Se o software (independente de ser Livre ou não) não está sendo usado da
forma como vocês acham que deveria ser a mais correta, vocês podem debater
com a administração mudanças. Mas.. se eles fornecem acesso ao código fonte
para vocês, ninguém pode questionar a liberdade _do código_.

PS. Concordo que hoje em dia apenas montar telecentros não resolve nada. É
preciso criar cursos de capacitação e treinar as pessoas para que se
apropriem da tecnologia. Eu lembro quando o Stallman esteve aqui no Rio e
visitou um telecentro, ele perguntou se as crianças sabiam que elas estavam
usando SL, e nenhuma sabia...#FAIL!

[]s
Henrique