2009/3/18 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>:
> na semana que vem estarei dando um papo, em Madri, sobre "inovação na rede".
> Estou necessitando de alguns "cases" de sucesso na Internet brasileira.

Poderia dar mais detalhes? Tipo, vale iniciativa pública ou só de
Terceiro Setor? Ou só individuais?

> Eu gostaria de citar uns 3 casos brasileiros de pessoas que com poucos
> recursos montaram um projeto exitoso?
> (nome do cara e link do projeto ou empresa descrevendo o caso)

Eu participei de um projeto e interligação de favelas usando wifi,
onde as comunidades trocavam dois tipos de experiência: uma dei
autoria de produções locais e outra de intervenção virtual no espaço
real do outro.
Usamos equipamentos linksys ligados a antenas feitas pelos jovens dos
locais usando material reciclado, como canos para fazer os tripés e
latinhas de tudo que se podia encontrar no lixo para fazer as antenas,
usando Ubuntu nas estações de transmissão e Debian nos servidores. As
imagens eram captadas por câmeras centrais e pelos celulares dos
próprios moradores, que chegavam ao servidor numa rede ad-hoc feita
com bluetooth dos aparelhos que o tinham.

A parte de rede no projeto era apenas um meio, pois o final era a
expressão da alteridade daquelas comunidades, que puderam durante o
processo fazer coisas que eram impossíveis, como andar em regiões
dominadas por quadrilhas que eram rivais das quadrilhas que dominavam
a região onde moram.

Um link para começar, se interessar pode usar, pois está sob licença CC.

http://www.ocupar.org.br/ocupar/portal/Praticar-Laboratorios/NUC.aspx