De: china <china.lis...@gmail.com>
Assunto: Re: [PSL-Brasil] OT: case de projeto exitoso no Brasil
Para: marc...@softwarelivre.org, "Projeto Software Livre BRASIL"
<psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Data: Quarta-feira, 18 de Março de 2009, 8:28

2009/3/18 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>: > na semana que vem
estarei dando um papo, em Madri, sobre "inovação na rede". > Estou necessitando
de alguns "cases" de sucesso na Internet brasileira.  Poderia dar mais
detalhes? Tipo, vale iniciativa pública ou só de Terceiro Setor? Ou só
individuais?  > Eu gostaria de citar uns 3 casos brasileiros de pessoas que com
poucos > recursos montaram um projeto exitoso? > (nome do cara e link do
projeto ou empresa descrevendo o caso)  Eu participei de um projeto e
interligação de favelas usando wifi, onde as comunidades trocavam dois tipos de
experiência: uma dei autoria de produções locais e outra de intervenção virtual
no espaço real do outro. Usamos equipamentos linksys ligados a antenas feitas
pelos jovens dos locais usando material reciclado, como canos para fazer os
tripés e latinhas de tudo que se podia encontrar no lixo para fazer as antenas,
usando Ubuntu nas estações de
 transmissão e Debian nos servidores. As imagens eram captadas por câmeras
centrais e pelos celulares dos próprios moradores, que chegavam ao servidor
numa rede ad-hoc feita com bluetooth dos aparelhos que o tinham.  A parte de
rede no projeto era apenas um meio, pois o final era a expressão da alteridade
daquelas comunidades, que puderam durante o processo fazer coisas que eram
impossíveis, como andar em regiões dominadas por quadrilhas que eram rivais das
quadrilhas que dominavam a região onde moram.  Um link para começar, se
interessar pode usar, pois está sob licença CC.
http://www.ocupar.org.br/ocupar/portal/Praticar-Laboratorios/NUC.aspx

http://br.maisbuscados.yahoo.com