:) O Paraná tem 150 anos de emancipação política, era Quinta Comarca de São Paulo, agora é Sul do país!
A grande parte da migração para ocupar o estado ocorreu na década de 60/70. Então, é um Estado que muita gente não é daqui. Paranaeses gaúchos, paranaenses paulistas, paranaenses mineiros, paranaeses catarina é o que mais tem. Além de levas de  paranaenses pernambucanos, paranaenses paraibanos. Povo que aqui vem, e aqui fica. Paranaeses de família paranaense é raro! O mesmo vai acontencendo em Rondônia, Tocantins. Principalmente nos estados novos, e também agora pelos processos migratórios contemporâneos do país, pós colonização.
Como diz o Chico:

O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro