Oi Everton,

Tenho me mostrado contra o modo como se exige um "direito" de download. Do ponto de vista pessoal seria uma maravilha não precisarmos gastar comprando cds ou dvds -- mesmo que ignoremos que gastaríamos em hardware e/ou em conexão - só muda o modelo de negócios da "grande indústria" aí, de gravadoras para telecoms e fabricantes de hardware ou mídia .


Mas do ponto de vista jurídico isso infelizmente não se sustenta, está mais para utopia do que para possibilidade, e abarca uma faixa de público muito propensa a desobediência civil como forma de contestação: os adolescentes.

Nada impede que se tente? É verdade. Mas espero que nada impeça que se conteste ou se critique. Senão como falei, os maiores radicais serão, ironicamente, os defensores da liberdade, os "bonzinhos" do outro lado do maniqueísmo.

E a conclusão que tirei, e já compartilhei, é que o resultado prático mais imediato pode ser obtido com a conscientização do autor para que, voluntariamente, permita o download de suas obras e adote esse modelo como viável, se assim se provar. Caso contrário continuará um mercado de migalhas, onde trechos são gratuitos e o download fica na ilegalidade.

Talvez um dia o autor veja, perceba que não pode lutar contra isso e note que cada música que ele fizer vai cair na Rede... então teremos mais disponibilidade do que é possível aproveitar. Só resta saber se isso é bom - mas na certa parece melhor que a escassez.

Omar


----- Original Message ----- From: "Everton Rodrigues" <ever...@softwarelivre.org>
To: "Projeto Software Livre BRASIL" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Sent: Tuesday, March 24, 2009 14:12
Subject: Re: [PSL-Brasil] Movimento de artistas e ativistas querdemocratizar o mercado fonográfico pela I nternet


Olá Omar,

És contra a qual idéia exposta... Continuo não entendendo... Podes me
explicar melhor para me fazer algum sentido? Talvez seja um limite
meu...

Everton

2009/3/24 Omar Kaminski <o...@kaminski.com>:
Se sou contra a maneira com que algumas idéias são expostas não quer dizer
que sou do lado de lá.


_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a