-------- Mensagem encaminhada --------
De: Leo germani <leogerm...@gmail.com>
Para: marc...@softwarelivre.org
Cc: Projeto Software Livre BRASIL <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Assunto: Re: [PSL-Brasil] MTV Debate - É crime baixar músicas e filmes?
Data: Thu, 26 Mar 2009 10:06:03 -0300

É isso aí Marcelo, deu pra perceber que tava bem difícil de falar ali.
Tem q ser no grito.

Valeu vc pela disposição e força de ir lá meter as caras e chamar eles
de piratas!! Isso foi demais.

abs

Leo,,

2009/3/25 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>
        Alguns comentários...

        Em Qua, 2009-03-25 às 05:58 -0300, Everton Rodrigues escreveu:

        > Bom post do Leo,
        >
        > E destaco:
        >
        > "4. Cadê os músicos? Acredito que, como falamos tanto a respeito da
        > eliminação do intermediário, não podemos mais fazer debates desse
        > gênero sem a participação do artista: do músico, do escritor, do
        > diretor, etc. Começa a ficar estranho executivos, advogados,
        > intelectuais e ativistas se debatendo para defender o interesse de
        > alguém que não está ali."

        Concordo que no debate, a MTV deveria ter convidado músicos que
        defendem a livre circulação, além do apresentador Lobão que foi
        do contra.
        Entendi e concordei com a crítica que o Leo faz a produção do
        MTV.

        Mas vamos pra realidade: quem convidou as pessoas para o debate
        foi a produção da MTV . Em qualquer canal de TV ou outro grande
        veículo funciona assim. Dificilmente os convidados escolhem ou
        determinam quem participa de um programa de TV, rádio etc...
        Neste caso eu nem sabia quem seriam os demais debatedores.

        Qual seria a solução?

        - se negar a participar do debate e deixar somente o outro lado
        e o Lobão?

        > Concordo 100% com isso. Precisamos colocar nos debates os criadores,
        > produtores e consumidores...

        Nos debates que temos autonomia pra organizar, 100% de acordo.

        > Everton

http://pirex.com.br/2009/03/23/download-e-crime-impressoes-sobre-o-debate/

        Eu concordo com todas as observações do Leo Germani (copiado).
        Eu me preparei para defender quase todos estes itens.
        Se eu, ou o Sérgio Amadeu, tivéssemos mais de 30 segundos
        ininterruptos para falar poderíamos ter abordado estes temas e
        outros mais...

        Mas para quem prestou atenção na dinâmica imposta pelo Lobão viu
        que foi praticamente impossível desenvolver qualquer assunto.
        No intervalo eu pedia pra falar, ele falava "ok no próximo bloco
        começa contigo" ...mas começava o bloco e ele não me passava a
        palavra.
        A única forma de falar algo, foi como foi: "atropelando" o Lobão
        e tentando entrar na marra.
        Para quem já viu outras edições deste programa pode observar que
        é sempre a mesma gritaria.

        Mesmo assim eu achei que a repercussão do debate, tanto no sitio
        web da MTV como nos demais espaços da rede, foram extremamente
        positivos para a liberdade do conhecimento e negativo para as
        gravadoras e para a postura do Lobão.

        Valeu pelos comentários construtivos do Leo pois enriqueceram
        mais ainda o debate.

        []s

        Marcelo D'Elia Branco

        Http://marcelo.softwarelivre.org
        Twitter: https://twitter.com/MarceloBranco

        10º Fórum Internacional Software Livre - fisl10
        24 a 27 de junho de 2009
        Centro de Eventos PUCRS
        Porto Alegre - RS - BRASIL
        Construa mais este sonho: www.fisl.org.br