Pois bem,

Vamos refletir... Mas devo dizer que não quero levar o debate para o
pessoal. Quero apenas refletir sobre nossas aćões no sentido de
qualificar. Certo? Bora la...

2009/3/26 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>:

> "4. Cadê os músicos? Acredito que, como falamos tanto a respeito da
> eliminação do intermediário, não podemos mais fazer debates desse
> gênero sem a participação do artista: do músico, do escritor, do
> diretor, etc. Começa a ficar estranho executivos, advogados,
> intelectuais e ativistas se debatendo para defender o interesse de
> alguém que não está ali."
>
> Concordo que no debate, a MTV deveria ter convidado músicos que defendem a
> livre circulação, além do apresentador Lobão que foi do contra.
> Entendi e concordei com a crítica que o Leo faz a produção do MTV.

Então vale reflexão. Não pessoal é claro, mas de contexto onde estamos
vivendo. Será mesmo que quando nós participamos de algo não estamos de
certa forma fortalecendo esse algo? Portanto não é somente a produćão
que deve receber a crítica, mas todas e todos as(os)
envovidas(os).

Fazer parte de qualquer acontecimento mesmo que pontual e não
sentir-se responsável pelo resultado, seria o mesmo que dizer: que
todos os envolvidos pontuais com o deputado Edmar Moreira (DEM-MG)
ex-segundo vice-presidente e corregedor da Câmara  que constuiu o
castelo com desvio de dinheiro publico, que não tem nada a ver com o
caso.

Se participamos de qualquer coisa somos também responsáveis mesmo que
de forma pontual.

Portanto, se concordamos com a crítica devemos levar ela adiante e
devemos também colocar para a .produção da MTV.

> Mas vamos pra realidade: quem convidou as pessoas para o debate foi a
> produção da MTV . Em qualquer canal de TV ou outro grande veículo funciona
> assim. Dificilmente os convidados escolhem ou determinam quem participa de
> um programa de TV, rádio etc... Neste caso eu nem sabia quem seriam os
> demais debatedores.

Bom, um dia desses participei de um debate onde estava Jorge Furtado
(cineasta do RS). E o debate era sobre a televisão. Então perguntei
para ele: Quem determinou a qualidade da televisão brasileira. A
resposta dele foi: Todas  e todos nós. Quem produz, quem cria, quem
anuncia, quem participa, quem assiste e dono da tv.

> Qual seria a solução?
>
> - se negar a participar do debate e deixar somente o outro lado e o Lobão?

Bom, ai é uma questão de cada um mesmo. Eu não participaria de uma
debate desses nessas condićões. Sem saber as regras e sem saber quem
seriam as(os) outras(os) debatedoras(es). Um debate desses sem nenhuma
regra, e sem nem saber antes que são os debatedores, eu não iria
mesmo... Além de ser apenas um debate entre milhares ainda piores que
tem la...

Mas é isso, táticas e estratégias diferentes...

Me lmbro agora de uma jornalista da imporensa da Campus Party veio me
entrevistar para saber do projeto Casa Brasil. Ela comećou perguntando
o que era o projeto, e falei para ela o que era. Dai ela veio com a
segunda pergunta: O que tu destacas com mais importante no projeto.
Então, destaquei o conselho gestor, a gestão participativa, e o
controle social. E no meio da minha fala ela me interrompe e diz:
"Ïsso não é importante" e dai o diálogo com ela descamba para a
liberdade de imprensa... hahahahaha

Minha vontade era de levantar e sair, mas como eu tava falando de um
projeto do governo tive que aceitar a imposićão dela. Bom, eu aceitei
isso e sou também resposável por essa porcaria de imprensa
brasileira...

Já no fórum social mundial de porto alegre todas e todos os membros do
comitê organizador do acampamento da juventude, tiveram acordo em não
falar com o grupo RBS. Nossa frase para eles era: Não não damos
entrevistas para voces. :) Mas eu era mais jovem, e tinha mais
coragem...

Vivendo e aprendendo...

> Concordo 100% com isso. Precisamos colocar nos debates os criadores,
> produtores e consumidores...
>
> Nos debates que temos autonomia pra organizar, 100% de acordo.

Pois é Marcelo, Ja que tu tocaste nesse assunto. Isso é muito
importante, e essa deve ser nossa plena prática. Mas é bom a gente
lembrar as vezes alguns acontecimentos. Não é viver do passado, mas
observar o passado para construir o futuro. Na campus party tinha-se a
autonomia 100% para organizar o debate de controle da internet? Se
tinha ou não o fato é que o debate não aconteceu como foi o combinado.
Tu era o diretor geral da Campus Party. Samadeu era o diretor de
conteúdos, e Mário Teza era o diretor da área de software livre e
mediador da mesa que debateu o projeto de controle da internet, e
mesmo assim, nós não tivemos o debate que combinamos. O combinado era
2h de debate. 15min para cada membro da mesa (4 x 15 = 60) e os outros
60 min seria de debate com os participantes, ou seja, as centenas de
jovens que lá estavam suas frases de protestos em seus cartazes e
laptops abertos, mas isso não acontece, Porque ficou apenas os membros
da mesa com oportunidade de falar?

Sera  que existe mesmo esse lance de 100% de autonomia? Penso que não
temos. Então o que precisamos é forćar a barra em alguns momentos,
caso contrário nós ficaremos sempre sendo controlados por um sistema
predominante de controle e a nós resta apenas conformar-se.

Penso que quando qualquer um(a) de nós quando for convidada(o) para o
debate que certifique-se quem está na mesa, e quais são as regras do
debate, porque é dificil ter um debate na televisão que não seja
tendencioso em defesa das grandes empresas.

Para participar do debate não basta estar bem preparado no conteúdo
mas estar atento nas regras... Enfim...

Dada a opinião...

Everton

Everton Rodrigues