2009/4/2 Filipe Saraiva <filip.sara...@gmail.com>:
[...]
> É, de fato. Interessante que o Ronaldo Lemos, que não é uma "unâmidade" no
> movimento copyleft e anti-copyright, lançou seu livro "Direito, Tecnologia e
> Cultura" tanto em livrarias quanto em forma de e-book gratuito.
>
> Baixe o livro em:
> http://www.overmundo.com.br/banco/livro-direito-tecnologia-e-cultura-ronaldo-lemos

trecho retirado do link acima:

"Rio de Janeiro (RJ) · 2/3/2007 16:02 - Estou disponibilizando no
Overmundo o meu livro "Direito, Tecnologia e Cultura", editado em 2005
pela Editora FGV."

Ou seja, disponibilizou 2 anos depois dele ter sido impresso. Muito
mais do que costuma-se praticar no atual modelo misto que está
acontecendo por aí:

- o lançamento primeiro ocorre em livro impresso, para estimular suas
vendas e cobrir custos;
- algum tempo depois a versão digital é disponibilizada para livre acesso.

Esse algum tempo costuma ser de apenas alguns meses.
Pelo menos foi assim que ocorreu com o FLOSS + ART

http://goto10.org/flossart/

Assim que o livro foi lançado, rolaram protestos
como o que está rolando aqui sobre o livro do Sérgio.
E os motivos apresentados foram os descritos no primeiro
ítem acima: estavam lançando primeiro o livro impresso
para estimular suas vendas e cobrir custos.

A mesma coisa aconteceu com a tradução do livro
"O Poder das Redes" para português. Primeiro rolou
somente uma versão impressa, depois de alguns meses
o pdf foi disponibilizado como dominio publico:

http://www.4shared.com/file/76132737/ae1c0f4d/O_PODER__DAS_REDES.html?err=no-sess

Ou seja, eu não malharia o Sérgio antes de saber se
existe a perspectiva do livro vir a ser disponibilizado.

Att.,
//fabs

--
Fabianne Balvedi