2009/4/2 Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org>:
> - o lançamento primeiro ocorre em livro impresso, para estimular suas
> vendas e cobrir custos;
> - algum tempo depois a versão digital é disponibilizada para livre acesso.

Então aquele argumento de que disponibilizar músicas para
compartilhamento gratuitamente na verdade alavanca as vendas dos CDs é
furada quando o assunto é livro? No caso de música, não havia essa
distinção entre lançar primeiro de forma exclusiva e depois o álbum.
Inclusive, os casos normalmente citados aqui de artistas que
disponibilizaram seus trabalhos voluntariamente, em geral, falam de
disponibilização simultânea dos dois canais. Isso qdo o canal
eletrônico não foi o primeiro.

Além disso, são canais completamente distintos. Eu compro vários
livros em papel para leitura "off-line" e gosto de manter uma cópia
digital para consultas "on the road", sem ter de carregar uma
biblioteca comigo. Normalmente, este é o mesmo argumento que justifica
o compartilhamento irrestrito alavancando vendas de mídias
"analógicas".

[ ]s,

olival.junior