2009/4/3 Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org>:
> Omar, você já ouvir falar em algo chamado "Design"?

Eu já! :-D Alguns semestres de Comunicação Visual servem para isso no
curso de Jornalismo.

> Se sim, pense nisso como explicação para as pessoas
> continuarem a editar e comprar livros impressos. Tem trocentos
> estudos disponíveis na net sobre um dos melhores designs
> dos últimos tempos desenvolvido pela humanidade: o do livro.
> Não a sua diagramação, mas o seu formato, que substituiu
> os pergaminhos, rolos, etc., e que continua funcional
> até hoje. Além disso, os ereaders ainda cansam
> a visão mais rápido que páginas impressas.

Indeed, ler na tela seca o olho, porque não piscamos enquanto usamos o
monitor. Tem gente que usa colírio para resolver a "ardência" do olho,
só que não sabe que colírio em excesso pode causar cegueira, assim
como sorine pode causar a perda do nariz, pois ambos atuam como
vasoconstritor, ou seja, fazem com que os capilares se fechem,
reduzindo a inflamação das veias, mas ao mesmo tempo a alimentação
pelo sangue dos tecidos do olho e nariz, podendo levar à necrose dos
mesmos, causando a perda deles.

Ou seja, ler muito e-book pode causar cegueira se você ficar usando
colírio. :-P Quem não tem colírio, usa óculos escuro.

> Daí você pode concluir que quem compra livro impresso
> não é necessariamente alguém "tradicionalista".
>
> hasta,
> ////fabs
>
> P.S.: pra quem não sabe, os vinis voltaram:
>
> http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2008/06/06/a_volta_do_vinil_na_era_do_mp3_venda_de_lps_toca-discos_crescem-546686630.asp
>
> e pra quem não sabe também: voltaram pq o som digital
> nunca conseguiu atingir a qualidade da onda sonora
> analógica de um vinil.

Na verdade não é bem isso. É que os formatos de áudio passíveis de
compartilhamento, são todos focados justamente em formatos de
compressão com perdas (MP3, WMA, etc). Essa perda se dá justamente nos
picos das frequências (sem trema agora, blergh!) Porém o áudio
digitalizado em RAW não sofre com isso. Então o que trouxe de volta à
tona a história de que vinil é melhor que digital é justamente o
famigerado MP3. Mas a comparação vinil x CD com áudio RAW mostra que o
CD tem mais vantagens que o Vinil. Como vivemos em uma era de MP3,
isso levou à falsa crença de que o Vinil é melhor, mas o problema
mesmo é que é o MP3 que é pior, e não o digital.

PS do PS: mudar muito o tópico do assunto real da discussão
sinceramente não é legal, mas não ia deixar de fazer os comentários.
Desculpem por ter sido fisgado pelo OFF.

Pablo Santiago Sánchez
Zend Certified Engineer #ZEND006757
phack...@gmail.com
(61) 9975-0883