On Apr  3, 2009, Gilfran Ribeiro <e...@gilfran.net> wrote:

> Assim, eu fiquei convencido pois particularmente, eu coloquei um vinil
> e um ogg, não notei diferença alguma.

Aí é questão de percepção e hábito.

Se colocar na minha boca um vinho de R$30 a garrafa, e outro de R$1000,
eu provavelmente não serei capaz de perceber a diferença, porque não
treinei essa percepção.

O fato de a gente não conseguir perceber a diferença não significa que
ninguém essa percepção.

Lembre que tem gente que afina piano de ouvido, melhor que outros que
usam aparelhos para ajudar na afinação.

> Se há alguma mudança

A conversão do sinal analógico original para sinal digital tem perdas:
ao invés da variação contínua do sinal capturada em meio analógico, a
digitalização mede a amplitude do sinal com uma determinada frequência,
no mínimo o dobro da frequência máxima que o ouvido humano consegue
captar.  Depois, na hora de executar, essas medidas de amplitude a
intervalos de tempo constantes são interpoladas para gerar um sinal
analógico, ou simplesmente se ajusta a amplitude do sinal de áudio a
cada intervalo.  O resultado é algo que aproxima o sinal original, mas
como tanto os intervalos de tempo quanto as amplitudes são digitais
(isto é, variam em pontos ao invés de um contínuo), é uma aproximação
com perdas e distorções.

Eu lembro quando não entendia quando um amigo reclamava do som de alguns
brinquedos infantis, não só daqueles de pouca potência configurados na
potência máxima, onde a distorção era perceptível até pra mim, mas
aqueles emissores digitais de onda quadrada, ao invés de ondas
senoidais.  Muito tempo depois, caiu a ficha, e hoje eu não consigo mais
ouvir ondas quadradas sem lembrar daquele episódio e sem sentir o
desconforto que ele sentia.

(pra ficar on topic) É que nem Software Livre.  Não é só porque a maior
parte das pessoas não ia nem saber o que fazer com o código fonte que
não faz diferença ele estar lá pra quem souber ou quiser aprender.