Desculpe a demora, voltando de viagem depois de um mês violento...

On Mar 19, 2009, mvbsoares <mvbsoa...@uol.com.br> wrote:

> [...]

> ***You may charge a fee for the physical act of transferring a copy, and you
> may at your option offer warranty protection in exchange for a fee. ***"

> 2. ...
> b) You must cause any work that you distribute or publish, that in whole or in
> part contains or is derived from the Program or any part thereof, to be
> licensed as a whole ***at no charge to all third parties*** under the terms of
> this License."

> Para mim está muito claro que a GPLv2 especifica que você ***não pode vender

Acho que você está confundindo "vender cópias" com "vender licenças".
São dois atos que a indústria de software proprietário sobrepôs a ponto
de muita gente não entender a diferença, mas é justamente essa diferença
que o Software Livre expõe.

Você pode cobrar quanto quiser por uma cópia de Software Livre.

O único que tem poder para conceder (e portanto cobrar por) a permissão
exigida pela lei de software para modificar, distribuir e executar o
software é o titular do direito autoral sobre o software.  Ele até pode
conceder ou transferir esses poderes a outros, mas caso contrário, os
co-autores, juntos, definem como licenciar.

No caso de uma obra sob GPL, ou derivada dela, o que o autor original
está dizendo é (entre outras coisas) "eu deixo você distribuir e cobrar
pelo original, por cópias dele, e por derivações, mas não lhe dou
permissão para cobrar por licenças: segundo a licença que lhe concedi,
quando você ou qualquer outro distribuir, o receptor automaticamente
receberá uma licença sem ônus".

Há outra passagem da GPLv2 que veda a cobrança pelo código fonte de mais
que o custo para fazer a cópia, quando distribuído posteriormente aos
binários.  Isso só quer dizer que, se você quer cobrar pelos fontes,
pode, mas deve incluir esse preço no que cobra pelos binários, para que
ninguém se sinta compelido a aceitar somente os binários, sem fontes.

> Em suma, eu não posso vender o trabalho do outro, que confiou em mim quando
> licenciou o software com a GPLv2. Eu só posso vender o meu trabalho.

Estou confuso sobre o que você quer dizer com "vender o trabalho do
outro".  Você está intermediando alguma transação, e tem controle sobre
em que o outro trabalha, ou está falando de vender o *resultado*, o
*fruto* do trabalho do outro, que ele ofereceu a você nos termos da GPL,
e que você pode, sim, vender, segundo esses termos?

> Se eu for vender o trabalho do outro, eu estou me apropriando do
> trabalho do outro.  Isso eu chamo de apropriação indébita ou de
> pirataria.

Não é exatamente isso que a indústria editorial faz?  Empresários de
software, industriais em geral, remuneram alguém por um trabalho, se
apropriam dele e vendem o resultado do trabalho.  Que tem isso a ver com
invadir navios e saquear a carga, ou com roubo?

Qual haveria de ser o problema em remunerar alguém por um trabalho que
fez, obtendo o resultado do trabalho, para em seguida revender esse
resultado, sem qualquer modificação, por um preço maior, obtendo lucro?
E, em se tratando de bem imaterial e não-rival, qual haveria de ser o
problema de se revender (cópias d)esse resultado tantas vezes quantas se
conseguir?

> E eu creio que não é este o "espírito" deste contrato.

Err...  Que contrato?