Ao que tudo indica (isso já foi falado a exaustão) os termos do acordo entre
RH e MS completamente diversos daquele firmado com a Novell, alvo de muitas
críticas e dúvidas por parte de boa parte da chamada comunidade de FLOSS.

Agora aproveitando o ensejo, acho que boa parte do lockin da MS no ambiente
corporativo desapareceria do dia para a noite caso surgisse uma solução de
diretórios simples, bem integrada e interoperável com o AD (algo
perfeitamente possível agora que a MS abriu as especificações de boa parte
de suas APIs e protocolos), que permitisse inclusive a criação de servidores
de arquivos CIFS/SMB de forma também simples e muito bem integrados a esse
diretório e portanto ao AD.

Eu sei que é possível com algum esforço implementar boa parte do que é
necessário para essa interoperabilidade, mas ainda ficam algumas arestas a
serem aparadas.

Samba 4 e iniciativas com a da Likewise são ótimos prenúncios de que este
dia chegará.

Sds,

ANTONIO FONSECA
GTalk: antonio.fons...@gmail.com