2009/4/9 Fabianne Balvedi <f...@estudiolivre.org>

> Tenho um amigo que me definiu muito bem
> estas questões de linguagem, numa resposta
> que me enviou a um questionamento que fiz a ele
> sobre o que achava do uso do termo "via negra"
> para definir o caminho da desobediencia civil
> (...)
>
> Preciso escrever mais ou foi o suficiente pra se entender
> do que se trata toda nossa bronca?

Na verdade precisa. Você ainda precisa demonstrar a relação que assumiu
entre o uso da palavra "negra" em "via negra" e os grupos étnicos que têm a
pele escura. Assim como em outros termos como "lista negra", "escuridão"
sendo usada como metáfora de "maldade" e demais exemplos famosos, que,
julgo, estariam no seu rol de expressões criticáveis.

Darth Vader, o malvado, se veste todo de preto e comanda um monte de
stormtroopers malvados que se vestem todos de branco. George Lucas disse que
escolheu preto e branco em contraposição às cores vivas dos rebeldes. Mas
vamos imaginar cenários diferentes:

- Darth Vader preto e stormtroopers pretos: ah, é uma metáfora em como os
negros são inferiores e malvados.
- Darth Vader branco e stormtroopers brancos: ah, é uma metáfora em como os
brancos são poderosos e dominadores.
- Darth Vader branco e stormtroopers pretos: ah, é uma metáfora em como os
brancos são superiores aos negros...

E por aí vai. Sinceramente, atribuir carga ideológica pras palavras maior do
que elas têm é um jogo sujo, assim como é algo que nunca pode ser provado
falso, sempre dá pra marretar qualquer exemplo que você queira pra
justificar a "ideologia dos opressores".

Alguém aí consegue viu Watchmen? Imagine se ele tivesse sido marretado pra
conformidade neutralista, viraria "Watchpeople", afinal o grupo tinha
mulheres. E o Rorschach não poderia dizer que estavam indo para o "coração
da escuridão" ao se dirigirem para a fortaleza do Ozymandias...

[]s,

Patola
--
de nada vale
erguer mãos e olhos

(Carlos Drummond de Andrade, "Coisa Miserável")
Sent from Campinas, São Paulo, Brasil