2009/4/9 Cláudio Sampaio <pat...@gmail.com>:

> Na verdade precisa. Você ainda precisa demonstrar a relação que assumiu
> entre o uso da palavra "negra" em "via negra" e os grupos étnicos que têm a
> pele escura. Assim como em outros termos como "lista negra", "escuridão"
> sendo usada como metáfora de "maldade" e demais exemplos famosos, que,
> julgo, estariam no seu rol de expressões criticáveis.

a relação que eu assumi é a de que eu cuido de meu vocabulário,
e para ter certeza de que não estaria ofendendo ninguém ao utilizar
o termo "via negra", perguntei a uma pessoa que estuda isso há muito
tempo o que ela achava deste uso naquele contexto.

> [...]
> negros são inferiores e malvados.
> - Darth Vader branco e stormtroopers brancos: ah, é uma metáfora em como os
> brancos são poderosos e dominadores.
> - Darth Vader branco e stormtroopers pretos: ah, é uma metáfora em como os
> brancos são superiores aos negros...
>
> E por aí vai. Sinceramente, atribuir carga ideológica pras palavras maior do
> que elas têm é um jogo sujo, assim como é algo que nunca pode ser provado
> falso, sempre dá pra marretar qualquer exemplo que você queira pra
> justificar a "ideologia dos opressores".

jogo sujo é você banalizar a questão desse jeito, quando ninguém que
leve a sério a questão de cor que eu conheça tenha alguma vez ilustrado
algo através de cores de vestimenta como você o fez.

mas já vi criticarem o uso do termo "lado negro da força"
sempre que alguém se refere ao "eixo do mal".
De quem é o jogo sujo aqui?

> Alguém aí consegue viu Watchmen? Imagine se ele tivesse sido marretado pra
> conformidade neutralista, viraria "Watchpeople", afinal o grupo tinha
> mulheres. E o Rorschach não poderia dizer que estavam indo para o "coração
> da escuridão" ao se dirigirem para a fortaleza do Ozymandias...

eu não vi, por isso não posso opinar sobre.

mas fico pensando qual seria a reação dos homens
se o termo fosse "Watchwomen" para se referir
a um grupo de homens e mulheres.

sobre "conformidade neutralista", não é isso
que se busca, e sim igualdade e visibilidade.

sistemas de mulher também podem ter qualidade,
e muita. Mas os vícios de linguagem não deixam
que essa realidade seja entendida corretamente.

--
Fabianne Balvedi
GNU/Linux User #286985