Olá pessoas,

Eu num entendo é pq o pessoal fica nessa de "Os supra-sumos do mercado SL
ficam parados"... Existem dois pontos que gostaria de colocar sobre essa
forma de pensar...

     1- A MS sempre foi mais esperta do que esse pessoal do mercado de S.L.
Ela "ataca" em muitas frentes. Por exemplo em universidades, governos,
eventos acadêmicos, eventos corporativos, eventos de SL (esse é o mais
legal) e etc... Lógico que não dá para comparar os bilhões da MS com o
milhões das CIA de "FOSS" (entre aspas com  referência ao email do Olival
JR). Então temos um fato nesse ponto: A MS é mais esperta (ou experiente?)
do que as empresas de FOSS e os vários acordos não são nada mais que
constatação desse fato. Fico me perguntando: Se os lobbys viessem a tona,
quais empresas foram atrás de governos para acordos desse tipo? Tenho minhas
dúvidas se teriam outras fora a MS.

     2- Será que a proposta da comunidade SL é realmente esperar outra
empresa dar uma contra-proposta para o governo e, talvez, ser aceita? Assim
ficamos todos felizes da vida? Eu realmente acho um disperdicio um governo
contratar empresas para isso. Então porque a comunidade não cria uma postura
dos governos serem mais pró-ativos na área de TI? Quase todo governo
estadual tem sua empresa de TI (se não tem pq não brigar por isso?) e pq não
investir o dinheiro que iria para a MS, Red Hat, Novell e etc internamente e
estruturação real? Universidades, pessoas (eu sei que sonhar com concurso
público é demais, mas enfim) e etc. Apesar de ter minhas diversas críticas
ao governo do Ceará, uma coisa que eles estão indo de forma interessante
(não ideal, mas enfim né) é investindo junto com universidades e
estruturando a TI com S.L. Eles têm sim uns contratos aqui e aculá com Red
Hat's da vida, mas eles estão fazendo tudo internamente, usando boa parte da
mão de obra já existente no Governo... Então fica a minha dúvida: Será que a
comunidade deve esperar alguma corporação/empresa chegar com um guarda-chuva
e dizer "Eis a minha solução para seus problemas" (na minha visão isso é
quase a mesma coisa de um acordo com MS, não tenho fetiche pelo nome
"software livre" ao ponto de achar que isso seria o máximo isso).

     Por fim, fica a dúvida: Como a comunidade se movimenta? Fala isso pq se
fosse um ataque a outros movimentos sociais (estou colocando no mesmo bolo
como sendo movimentos pró algo "melhor") com certeza os militantes (esse
termo assusta algumas pessoas?) estariam fazendo minimamente panfletagem em
algum local da cidade, isso atinge muito mais diretamente do que discutir em
listas de email com pessoas que pensam minimamente parecido com você...

     Então a pergunta: E ai, o que vamos fazer? Cartilha seria uma boa?
Subversão? Procurar audiências pública? Panfletagem? E ai, qual será a
nossa?

Abração,
Roberto Parente