> Tentando resumir as três frente consegui ver o seguinte cenário: 1.
> O governo está investindo em infra estrutura bem como iniciativa
> privada. Recentemente o embratel disponibilizou internet a baixo
> custo ao meio rural. Mas nosso problema ainda é lentidão na rede.
> Falta rede de qualidade. 2. Temos problemas sérios de armazenamento
> de dados onde por falta de email realmente publico temos problemas
> com privacidade. 3. Somos bombardeados com leis que criminalizam
> mais da metade da população do Brasil. E estas leis estão avançando
> [...]

Sobre o ponto 2 e que de alguma forma envolve os outros pontos também.
Aqui em SF (onde moro no momento) nós criamos o San Francisco
Community Colocation Project. O projeto foi feito para dar o controle
dos dados de volta para as comunidades. Nós hospedamos servidores de
grupos/organizacões sem fins lucrativos, dividindo os custos de acordo
com o uso de cada servidor. Desta forma nós temos um controle  maior
do local onde os nossos dados estão hospedados.

SFCCP existe ha 3 anos, antes tinhamos o California Community Colo
(CCCP) e através desta organizacão conseguimos já vencer batalhas
importantes em relacao a privacidade e liberdade de expressao. Nós
temos uma parceria importante com  a EFF (organizacao legal que luta
pela defesa dos direitos digitais aqui nos EUA).  Uma das nossas
batalhas foi vencer uma ordem judicial da empresa Diebold:
http://www.eff.org/cases/online-policy-group-v-diebold/

Foi publicado em um site hospedado no colocation comunitario
informacoes que serviam como provas de que as maquinas de voto
eletronico da Diebold nao eram seguras - informacoes diretas da lista
de discussao dos desenvolvedores desta maquina. A empresa entrou com
uma ordem DMCA, dizendo que as informacoes possuiam copyright e que
deveriam ser retiradas da internet imediatamente.

Junto com a EFF e outras organizacoes conseguimos manter a informacao
na web, já que era de interesse nacional esse tipo de informacao e a
Diebold ainda teve que pagar uma grana para a EFF (honorarios ou algo
agora nao me lembro). Se esse servidor estivesse hospedado em um
colocation corporativo essa vitoria nao seria possivel. A minha
experiencia pessoal é que esses colocations *sempre* acatam qualquer
tipo de ordem - judicial ou nao - e preferem retirar a informacao ou
na maioria das vezes o servidor inteiro do ar. Porque não é do
interesse deles comprar essa briga.

Ou seja, criar servicos na web que nao sao ligados a corporacoes para
criar alternativas aos servicos corporativos. Ter o controle de onde
voce esta hospedando esses servicos, pode ser em um colocation
comunitario ou ateh mesmo em um servidor debaixo de tua mesa de
trabalho. Tudo isso são acoes que podemos fazer para ter o controle
dos nossos dados.

Abracos
Isabela

--