Olá Isabela!

2009/4/13 isab...@northxsouth.com <isab...@northxsouth.com>:

> Sobre o ponto 2 e que de alguma forma envolve os outros pontos também.
> Aqui em SF (onde moro no momento) nós criamos o San Francisco
> Community Colocation Project. O projeto foi feito para dar o controle
> dos dados de volta para as comunidades. Nós hospedamos servidores de
> grupos/organizacões sem fins lucrativos, dividindo os custos de acordo
> com o uso de cada servidor. Desta forma nós temos um controle  maior
> do local onde os nossos dados estão hospedados.

Que interessante. É um datacenter? Quem faz a gestão a aceite de novas
propostas, ou seja, se minha organizaćão possuir interesse em colocar
um servidor no projeto, como é procedimento?

> SFCCP existe ha 3 anos, antes tinhamos o California Community Colo
> (CCCP) e através desta organizacão conseguimos já vencer batalhas
> importantes em relacao a privacidade e liberdade de expressao. Nós
> temos uma parceria importante com  a EFF (organizacao legal que luta
> pela defesa dos direitos digitais aqui nos EUA).  Uma das nossas
> batalhas foi vencer uma ordem judicial da empresa Diebold:
> http://www.eff.org/cases/online-policy-group-v-diebold/

Que interessante. Gostaria de mais detalhes sobre tudo isso. Vou
acessa o link indicado.

> [...]
> experiencia pessoal é que esses colocations *sempre* acatam qualquer
> tipo de ordem - judicial ou nao - e preferem retirar a informacao ou
> na maioria das vezes o servidor inteiro do ar. Porque não é do
> interesse deles comprar essa briga.
>
> Ou seja, criar servicos na web que nao sao ligados a corporacoes para
> criar alternativas aos servicos corporativos. Ter o controle de onde
> voce esta hospedando esses servicos, pode ser em um colocation
> comunitario ou ateh mesmo em um servidor debaixo de tua mesa de
> trabalho. Tudo isso são acoes que podemos fazer para ter o controle

Muito bom mesmo. Que importante essas iniciativas de voces. Parabens.

Everton Rodrigues
ever...@softwarelivre.org
Jabber: volver...@jabber.org
GoogleTalk: evertonli...@gmail.com