--- Begin Message ---
Topics:
   Re: [PSL-Brasil] Fwd: [Celld-group] AT&T proíbeP2P na sua rede
   Re: [PSL-Brasil] Fwd: [Celld-group] AT&T proíbeP2P
   Re: [PSL-Brasil] Fwd: [Celld-group] AT&T proíbeP2Pna sua rede

--- End Message ---
--- Begin Message ---
Algum monopólio se sustenta em mercados em que as barreiras de entrada
são baixas?

O que vai acontecer é que a grande maioria, que não se importa com P2P
vai optar por um serviço oferecido por alguém grande o bastante para
poder ser mais barato enquanto os que se importam com o P2P podem
optar por outras formas de conectividade, possivelmente mais caras,
mas que fazem aquilo que ele precisa.

De novo, para quem não entendeu, a AT&T não enganou ninguém. Ela só
declarou que não subsidiaria computadores e hardware 3G para clientes
que vão usar muito mais banda do que a rede está preparada para
servir.

E, no fundo, isso é bom para todos aqueles que não querem P2P e podem
pagar mais barato por isso.

Seria mais sensato, talvez, impor um limite de dados ou criar um
sistema de tarifas progressivas de acordo com o volume de dados
trafegados. Na verdade, eu imagino que as restrições sejam
implementadas dessa primeira forma.

Se a AT&T não fizer, a Verizon vai fazer. Se nenhuma das duas fizer,
alguém vai tentar. Se conseguir o produto certo pelo preço certo, vai
dar certo. É provável que a própria AT&T tenha o produto que permita
P2P e que custa um pouco mais caro. É simples assim.

Fácil não é, mas é possível.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com

--- End Message ---
--- Begin Message ---
[PVT de propósito?]

On Apr 15, 2009, Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com> wrote:

> Algum monopólio se sustenta em mercados em que as barreiras de entrada
> são baixas?

Que tem isso a ver com o mercado de que falamos, em que as barreiras são
altas, inclusive com cartelização mediante regulação e concessões da
Anatel?

> O que vai acontecer é que a grande maioria, que não se importa com P2P

Até quando?

É realista imaginar que seria sustentável uma postura como essas em
relação, por exemplo, ao Flash?

A tendência é que cada vez mais aplicações legítimas usem P2P.  Dá até
pra imaginar um Google se posicionando assim e usando esse recurso para
distribuição de vídeos.

Se os grandes provedores botarem um torniquete no pescoço do P2P, não
estarão dando um tiro no pé, estarão impedindo um grande avanço de
acontecer.

E, de fato, ia ter um montão de gente ignorante proclamando que ninguém
se importa com P2P.  Mas aí estarão confundindo causa com efeito.

> [...]
> declarou que não subsidiaria computadores e hardware 3G para clientes
> que vão usar muito mais banda do que a rede está preparada para

Está discriminando tipo de tráfego.  Se eu quiser contratar 60GB de
tráfego por mês downstream e 10GB por mês upstream, que diferença faz se
eu uso isso pra P2P, pra e-mail ou pra manter mirrors num servidor web?

> [...]
> sistema de tarifas progressivas de acordo com o volume de dados
> trafegados. Na verdade, eu imagino que as restrições sejam

Tem alguma evidência disso, além de wishful thinking?

> Se a AT&T não fizer, a Verizon vai fazer. Se nenhuma das duas fizer,
> alguém vai tentar. Se conseguir o produto certo pelo preço certo, vai
> dar certo.

É fé demais :-(

> É provável que a própria AT&T tenha o produto que permita
> P2P e que custa um pouco mais caro. É simples assim.

Tem alguma evidência disso?

Isso seria um cenário até viável, se não houvesse pressão da duplAA
RIPMe.

--- End Message ---
--- Begin Message ---
Não. Erro por conta de headers anormais.