On Apr 17, 2009, Koji Pereira <kojieume...@gmail.com> wrote:

> A grande diferença é que os softwares tem código fonte e música não.

É por aí.  Eu não diria que música não tem código fonte.  Até tem.

A diferença é na dificuldade pra fazer engenharia reversa e adaptações.

A maioria das pessoas que receba uma canção, mesmo em "código objeto",
consegue identificar as melodias e até reproduzi-las, com ou sem
adaptações.

Com software, sem o código fonte, na maioria dos casos, é game over.

Por isso a liberdade para adaptar e melhorar, no caso de software,
depende de acesso aos fontes, mas para música, normalmente, não.

Claro que há exceções.  Nem todo mundo é um Mozart que, aos 11 anos,
depois de ouvir uma sinfonia executada por uma orquestra, chega em casa
e escreve a peça inteira, com todos os instrumentos, com apenas 3 erros.
É uma anedota que conta um amigo meu, maestro.  Qualquer inverdade nela
é provavelmente falha na minha memória, ou na dele :-)