2009/5/11 Julian Carlo Fagotti <jul...@celepar.pr.gov.br>:
> Eu, pessoalmente não conheço ninguém que vivie
> de direitos autoriais,

Eu conheço precisamente uma pessoa que vive quase exclusivamente disso.

> e um monte de gente que recebe de vez em quando uns
> troquinhos. São estes valores que dirão o quanto o modelo o modelo de
> propriedade intelectual interessa aos brasileiros, e outros latinos
> americanos.

Você não pode pegar um modelo e descartá-lo simplesmente porque ele
não interessa a você. Se o modelo for injusto, isso é outro problema,
mas o quanto a mais você paga em relação ao que você recebe apenas diz
o quão menos interessante aos outros são os seus produtos. Se eles
fossem mais interessantes para o resto do mundo do que os produtos do
resto do mundo são para você, seriam eles que pagariam mais, o modelo
seria mais interessante para você e justo ou injusto exatamente na
mesma medida em que era no caso inverso.

"justo" não é sinônimo de "bom pra mim". Pelo menos não no meu dicionário.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com