Ricardo Bánffy escreveu:
> Pedro: seu detector de humor está com defeito.
>
> De qualquer modo, a idéia de que o técnico da Netscape que estava
> ajudando a instalar os primeiros servidores do BOL poderia ser preso
> por ter saído dos EUA com as fitas DAT em que estava gravado o
> Netscape Publishing System sem a devida autorização do Bureau of
> Alcohol, Tobacco and Firearms rendeu, na época (começo de 1996), boas
> risadas.

Acho que o defeito está antes no seu conhecimento de criptografia e sua
história (razão de eu me meter neste thread).

A implementação do SSL à qual vc se refere gerava, por default na versão
"para exportação", chaves de sessão de 128 bits para o algoritmo RC4 com
40 bits de entropia, sendo que os outros 88 bits desta chave eram
prenchidos com um trecho de uma das mensagens enviadas às claras no
handshake do SSL.

Os primos, neste caso, não importavam porque a chave a ser quebrada, por
força bruta neste caminho das pedras, não era a chave privada
(assimétrica, para o RSA) que faz par com a pública no certificado
digital do servidor, mas a de sessão (simétrica, para o RC4) que a chave
pública do certificado cifra para envio ao servidor. A chave de sessão,
por sinal, é gerada pelo navegador e não pelo servidor.

Consta que, com 88 dos bits da chave de sessão coletáveis em sessões SSL
cuja cifragem se queira quebrar, a NSA levava (à época) cerca de 15
segundos para encontrar por força bruta os 40 bits restantes da chave de
sessão desconhecidos.

A Netscape obteve, sim, autorização do Bureau a qual vc se refere para
exportar tanto o navegador como o servidor, mas não sem antes explicar
ao Commerce Department de que trecho de qual mensagem do handshake do
SSL poderiam ser coletados aqueles 88 bits da chave de sessão. E aquela
versão nunca escondeu isto, dizendo explicitamente nas respectivas
mensagens que a chave RC4 em uso era "de 40 bits".