Olá Peter,

Anahuac,

2009/6/1 Anahuac <anah...@anahuac.biz <mailto:anah...@anahuac.biz>>

    Olá Fabiano,

        É o fim. Daqui a pouco irão armazenar informações
        confidenciais dos cidadãos neste tipo de ambiente. .
        Isso me lembra de uma matéria onde um General do Exército
        Brasileiro afirmava que o gmail era uma ótima solução.  Coisa
        linda... A segurança nacional trafegando em um serviço
        prestado por estrangeiros.

    Eu vou mais longe: esse tipo de serviço estratégico não deveria
    estar nas mãos de qualquer organização que não esteja diretamente
    ligada à cadeia de comando.

    Quando explicamos aos administradores (tomadores de decisões) que
    seus e-mails são arquivos textuais que agora estão armazenados em
    servidores fora da empresa, passíveis de acesso por estagiários
    mal remunerados, além de possíveis invasões contra as quais não há
    garantia, eles costumam repensar a decisão de terceirização do
    serviço.

Algum estagiário do Google tem acesso aos meus E-mails? Isso é fato ou especulação? Me mostra.

Você, honestamente, acha que só super bem formados e responsáveis engenheiros tem acesso aos e-mails? Estou no ramo a tempo suficiente para saber que não é bem assim. Mas de qualquer forma, não importa a formação de quem está cuidando dos seus e-mails. É uma questão de segurança estratégica. Eu não gosto da idéia de informações preciosas da minha organização, do governo ou do exército poderem ser acessadas por pessoas de fora da cadeia de comando.
Faz sentido?

Os servidores do Google são mais fáceis de invadir do que qualquer servidor de um orgão público Brasileiro? Me mostra II.

Não. Tanto quanto eu diria. Mas se invadirem um servidor do Google, de quem é a responsabilidade pelo vazamento de informações? Eles assume a responsabilidade ou isso estará contemplado nas "letras miúdas" do sinistro?

    Infelizmente a esfera governamental tem se mostrado muito adepta
    da terceirização de serviços estratégicos de TI.

Não sei se é tão infelizmente assim não... Existe muito além de problemas de privacidade. O gmail tem uma disponibilidade ótima. Melhor do que qualquer outro serviço de E-mail que eu já tive contato. Isso conta na decisão de terceirizar.

Disponibilidade pode até pesar 0,5 frente à possibilidade de toda a sua comunicação digital ser monitorada por pessoas de fora da cadeia de comando com peso 99,5

Peter

Anahuac de Paula Gil
Diretor Geral
Projeto KyaPanel http://www.kyapanel.com