----- Original Message ----- From: "Alexandre Oliva" <lxol...@fsfla.org>
To: "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com>
Cc: "Projeto Software Livre BRASIL" <psl-brasil@listas.softwarelivre.org>
Sent: Thursday, June 04, 2009 15:31
Subject: Re: [PSL-Brasil] [OFF-TOPIC] Polêmica:Senadodribla direito autoral via internet

On Jun  4, 2009, "Omar Kaminski" <o...@kaminski.com> wrote:

Acredito, simploriamente falando, que a lei diz que você não
pode compartilhar o que não é "seu".

Direito autoral (conforme a história desse direito, que advogados não
estudam na faculdade) parte do princípio de que toda obra pertence à
sociedade, mas que, não publicada, não traz benefício algum, por isso se
conferem algumas exclusividades aos autores, a título de incentivo para
que disponibilizem suas obras à sociedade, isto é, as publiquem.

Com base nesse conhecimento sólido e histórico, não entendo patavina de
que é que seu argumento tem que ver com direito autoral, já que o que é
da sociedade é meu também, logo eu devo poder compartilhar.

* Alexandre, aplaudo seus esforços de querer entender questões jurídicas, mas como já te disse antes, estudar só direito autoral não basta. Precisa saber constitucional, civil, penal, etc. É todo um contexto. Ademais, o homem sempre foi mesquinho e acumulador de riquezas, e tais riquezas sempre se concentraram nas mãos de poucos. Assim, esse argumento de que "obras pertencem à sociedade" infelizmente não condiz com a realidade histórica.

A mais recente lei autoral é de 1998, e nbão se previam bibliotecas
digitais. A biblioteca da lei é aquela que empresta, leva pra casa,
devolve. Nem xerox tinha nesse tempo, era mimeógrafo.

Em 1998?  Doh!  Já tinha até Internet em 1998, meu caro.  Já tava até
começando a estourar no Brasil a Internet comercial residencial.

* E quanto tempo leva para elaborar uma lei? A lei foi sancionada em 1998, não criada. Levou anos, como você já devia saber.

[]s