Salve Ricardo,

Ficou totalmente fora de contexto mesmo(apesar de não ter sido uma
piada em si)... Peço a todos por favor para passar uma borracha para
trás, vou tentar aqui recomeçar do zero.

De tempo em tempo volto a discussão sobre desktop/workstation X
servidores aqui com outros companheiros e profissionais.

Apesar de minha impressão ser que a maioria dos esforços estão
voltados para o usuário final, o Linux não ultrapassa 1%. Por outro
lado, estatística para servidores são relevantes e não param de
aumentar.

Hoje se consegue inclusive uma grande massa crítica que em algum
momento teste e/ou use Linux, mas por várias razões, o "abandono" é
enorme, por muita características que aqui podem ser debatidas.
Algumas frentes vem para combater essa questão, Linux descentes
começam a vir nos computadores novos, exigências/recomendações
governamentais etc . Enfim, só esse parágrafo em si teria muito o que
se apresentar e se destacar.

Eu ainda convenço um a fazer seu projeto-final/tese em cima de um
estudo sobre o desktop X Linux, e esse estudo focado principalmente
nos casos de insucesso, acredito que um estudo dos pontos negativos
terá enormes avalias para colher melhores frutos no futuro. O Linux
não tem nem 1% de uso. A única explicação que tenho é que tem que ter
alguma(s) razão(ões) para para tal... É muito pouco... E o foco não
seria nem na razão do porquê acontecer, seria orientar o estudo no
foco da estratégia "do próprio" Linux para usuários.

Já o que tange servidores, a conversa e o cenário é outro.

Enfim, em véspera do FISL, um evento que cresce a cada ano, fico
triste em não poder estar presente por razões profissionais e assim
não poder participar do evento em si assim como perder a oportunidade
impar de conversar e debater com entusiastas e líderes da comunidade.
Mas se estivesse presente, certamente levaria comigo esse assunto para
colocar em pauta nas discussões... O uso de Linux por usuário é *muito
muito baixo*... E apesar de ser um assunto um tanto amargo, tenho a
impressão que é de suma importância degusta-lo para melhores
resultados no futuro.

[]s! Bruno Salgado

Bruno Salgado Guimarães