Car*s,

Acabo de ler um artigo, que falava sobre a (ainda) primazia do Win sobre o
Linux, em termos de market share. A análise é que o Linux ainda encontra
dificuldades no mercado de usuários domésticos.
Sei que muitos de vcs podem ficar irados, mas não é essa a minha intenção. Eu
só quero ajudar. Afinal, sou usuário, faz tempo, do OO, MediaWiki, etc, e gosto
muito deles.

Bom, o fato é que eu comprei, finalmente, um PC com Linux, uns meses atrás. A
minha sensação foi de... decepção: Era ergonomicamente ruim de usar, embora a
interface (Kurumin) parecesse muito boa. Depois de penar por algum tempo,
porque estou acostumado com "o outro", e a lógica do Linux me era muito nova,
vi que tinha 2 problemas - e é pra relatar sobre isso que vos escrevo.

1) O mouse tem comportamento irregular. No Windows, a gente consegue controlar
facilmente o ganho do cursor, para adaptá-lo ao movimento de nossa mão. Mas eu
não estava conseguindo fazer esse ajuste no meu PC. Até que um dia...

um dia, acidentalmente, descobri qual era o problema: era o próprio mouse! (o
hardware). O problema é que, como comprei o micro "em conta", a loja (que é uma
grande loja) me vendeu com uns acessórios de 3a. categoria. Putz! Fico pensando
em quantos usuários incautos, que estão comprando micros com configuração igual
à minha, não estão xingando o Linux, quando na verdade o problema é com o HW,
não com o SW...

2) O outro problema que estou tendo é com o Linux mesmo. No Windows, estou
acostumado a instalar/desinstalar programas usando a própria interface gráfica.
No Linux, tenho que me logar como administrador, aí acabo perdendo as
facilidades da interface gráfica. Eu entendo a cautela dessa separação de
identidades usuário/administrador, mas para a maioria dos usuários que estão
acostumados com o jeito windows de fazer as coisas, essa limitação é um
aborrecimento, não um ganho. Gostaria de poder fazer tudo pela interface
gráfica...

Bom, como eu disse, estou escrevendo isso apenas no intuito de ajudar, pois
respeito bastante o trabalho de todos vcs.

[]s

Takashi