Takashi,

Seria bom se você tivesse um amigo que pudesse te ajudar. Normalmente, os
notebooks vêm com uma distribuição meio capenga do GNU/Linux. Por exemplo,
você falou que o teu vem com o Kurumin. Não sei se você sabe, mas o Kurumin
passou "dessa pra uma melhor". Ele não é mais atualizado, pois o Morimoto (o
criador e principal desenvolvedor) não viu mais a necessidade de
continuá-lo.

Uma sugestão: instale o Ubuntu. Se não souber como, peça ajuda. Mesmo que
você não conheça ninguém que use GNU/Linux, provavelmente há um grupo de
usuários no seu estado que pode te ajudar. Com isto, grande parte dos seus
problemas devem acabar, inclusive os de instalação.

Abraços,

2009/6/23 Takashi Tome <taka...@cpqd.com.br>

>  Car*s,
>
> Acabo de ler um artigo, que falava sobre a (ainda) primazia do Win sobre o
> Linux, em termos de market share. A análise é que o Linux ainda encontra
> dificuldades no mercado de usuários domésticos.
> Sei que muitos de vcs podem ficar irados, mas não é essa a minha intenção.
> Eu só quero ajudar. Afinal, sou usuário, faz tempo, do OO, MediaWiki, etc, e
> gosto muito deles.
>
> Bom, o fato é que eu comprei, finalmente, um PC com Linux, uns meses atrás.
> A minha sensação foi de... decepção: Era ergonomicamente ruim de usar,
> [...]

Vítor Baptista
Comissão Organizadora
III Encontro de Software Livre da Paraíba
19, 20 e 21 de Junho de 2009
Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco
João Pessoa, PB.

http://www.ensol.org.br