Tem um problema de cultura nos integradores aqui no Brasil. Talvez isso
afete integradores fora do país também mas só tenho contato com os
integradores daqui.

Os integradores não fazem uma pesquisa sobre qual distribuição é mais usada
e tentam aprender com isso. Tudo que é o mais usado tem duas vantagens: é
mais barato e funciona de forma satisfatória.

Vejam um ranking de distribuições em: http://www.distrowatch.com/

Existem algumas distribuições Linux que são boas para usuário final, mas os
integradores querem usar algo exclusivo, que só o integrador X possua.
Imagina entregar um computador com Kurumin... Isso é ruim para o usuário
final e para o Linux.

O que poderia ser melhor para o usuário final do que ter Ubuntu no
computador ou notebook? O Ubuntu é uma das melhores opções para o usuário
final por causa do esforço da comunidade nos detalhes. Eu usei Ubuntu nos
últimos 18 meses e agora voltei para o Fedora. O Fedora é ótimo para mim mas
o Ubuntu é melhor para os não informatas. O Ubuntu é o melhor para entrar na
briga com o Windows.

Pablo, eu não recomendaria nada de diferente de Ubuntu para um usuário
final. Não recomendaria nunca um BSD like. Defendo que o primeiro contato do
usuário com o mundo não MS tem que ser muito bom e acho que o Ubuntu é o que
está melhor preparado para oferecer uma experiência legal para o usuário.
Para nós não ter nem MSN nem WEBCAM pode ser algo sem importância mas para
muita gente o PC não tem utilidade sem isso. O Ubuntu sabe das necessidades
dos usuários finais e tenta resolver esses problemas. Fiquei impressionado
quando conectei meu celular em um PC rodando Ubuntu e o Network Manager
perguntou se minha operadora 3G era a Tim, a Vivo, a Claro ou a Brt...
Aposto ( sem saber :-) ) que o seu PCBSD não faz isso out of the box.

Abraço!