Desconsiderem a mensagem quebrada. Gmail me mordeu.

2009/6/30 Alexandre Oliva <lxol...@fsfla.org>:
> Foi feito um na Ásia, com pessoas que nunca haviam usado computadores
> (crianças e donas de casa), usando netbooks com GNU/Linux e MS-Windows.
> A preferência ao GNU/Linux foi generalizada.

A cultura prévia e o hábito são fatores importantes. As pessoas
preferem aquilo com o que estão acostumadas.

> Outro experimento foi feito na Nova Zelândia, apresentando na rua uma
> nova versão do KDE como se fosse a próxima versão do Windows, e o
> pessoal adorando.

Elas vão adorar até tentarem rodar seus joguinhos ou usar programas
que elas usam em seus Windows e não conseguirem. É fácil encantar
alguém por 30 segundos.

O Firefox é uma mão na roda nesse caso - ele roda igual em qualquer
coisa. OpenOffice, idem. Gmail, Twitter e afins, idem. Se as
aplicações que as pessoas usam hoje no Windows estiverem disponíveis
"do outro lado", o desktop do Gnome ou KDE e os efeitos do Compiz são
empurrão suficiente.

O que não pode é dar uma experiência ruim. Hardware certo com drivers
certos são essenciais. Eu escolhi meu netbook com todo o cuidado
exatamente para não ter dores de cabeça. O notebook que a empresa
comprou, por outro lado, é Linux-hostile até o osso.

> Conclusão: o que segura hoje não são pontos negativos do GNU/Linux, é a
> inércia das galés de prisioneiros do sistema proprietário, as campanhas
> de FUD de seus feitores e o abuso de seu poder monopolista.

Tá. Mas de prático e imediato, onde concentramos esforços? Um mapa do
hardware que roda direito? Aperfeiçoar tutoriais e how-tos para
fabricantes pequenos poderem integrar Linux sem medo? Recomendar que
as pessoas usem aplicações "na nuvem" para tornar a migração do
desktop mais fácil? E os dados? Deixamos para nos preocupar com eles
depois?

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com