Preciso confessar que não entendo muito bem o que está acontecendo e
quem está dando golpe em quem.

Pelo que eu entendi, o presidente Zelaya quis forçar um plebiscito
ilegal (porque o congresso aprovou uma lei proibindo a realização de
plebiscitos a menos de 180 dias de uma eleição) e destituiu o ministro
da defesa que se recusou a obedecer a ordem ilegal de levar a cabo o
plebiscito, afastamento que foi revertido pela suprema corte de
Honduras, à qual, suponho, o presidente esteja sujeito.

Depois de tudo isso - de se indispor com o judiciário, o legislativo e
as forças armadas, ele acabou sendo objeto de um golpe. No seu lugar o
congresso elegeu um presidente interino que fica no poder até o
término do mandato de Zelaya e que deve presidir sobre as próximas
eleições de novembro.

Pra mim fica a lição que nenhum presidente está acima da lei. O voto
que o elegeu não é nem mais nem menos legítimo do que os votos que
elegeram seu legislativo ou os mandatos dos juízes que presidem o
judiciário. Sem independência entre os poderes não existe democracia.

Os relatos de assassinatos e sequestros são bem perturbadores,
verdade, mas não podemos nos esquecer que, nesse mundo de blogueiros
com suas próprias prioridades, está mais claro do que nunca que não
existem relatos objetivos. Só podemos esperar a poeira assentar para
ver o que de fato está acontecendo e formar opiniões melhores.

Fica também a lição de que todo país precisa de leis que regulamentem
a remoção de um presidente que tenha abusado de seu poder. Fizemos
isso com Collor e demos um ótimo exemplo para outros países que
eventualmente precisem fazer algo parecido. É preciso ter leis que
deixem absolutamente claro que aquelas pessoas que foram eleitas pelo
nosso voto e que são pagas com nossos impostos trabalham para nós, o
povo. Pintamos a cara para nos livrar de Collor e podemos muito bem
fazer o mesmo com qualquer outro que esqueça de para quem ele
trabalha.

Tem um ótimo post no blog do Alon Feuerwerker aqui:
http://www.blogdoalon.com.br/2009/06/ao-trabalho-itamaratecas.html

E, aproveitando o assunto, o Alon está usando Ubuntu e precisa de uma
mãozinha com o modem 3G da Claro dele:
http://www.blogdoalon.com.br/2009/06/claro-em-ubuntu-quem-ajuda-2806.html

Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com