Ricardo Bánffy wrote:
> Em tempo, uma correção: ninguém com a possível exceção da Isabela.
> Isabela: se você puder nos explicar melhor (o thread já está marcado
> como off-topic mesmo) o que está acontecendo em Honduras, de onde saiu
> esse Micheletti e porque diabos ninguém mencionou vice-presidentes até
> agora (Honduras deveria ter um, não?), nós ficaremos felizes.

Antes de qualquer coisa Zelaya foi eleito democraticamente em 2005. O
que aconteceu antes do Golpe foi que ele queria fazer uma consulta
popular, para saber se poderia fazer um referendo que iria perguntar ao
povo se este queria ou não uma reforma na constituicão do país.

Ou seja, essa consulta popular no domingo, não era o referendo, ele
estava perguntando para o povo se poderia perguntar através de um
referendo oficial sobre as mundancas na Constituicão.

Acontece que Honduras, assim como muitos países da América Latina, é uma
democracia nova e com muitas pessoas que participaram da ditadura
naquele país ainda no poder, no congresso e em outros lugares. O general
Romeo Vasquez quem comandou o golpe foi formado pela Escola das
Américas. Enfim, na semana anterior à do golpe, na quarta-feira, o
presidente demitiu o general e aceitou o pedido de demissão do Ministro
da Defesa, Edmundo Orellana, após os dois terem desobedecido ordens do
presidente para distribuir o material da consulta.  Na quinta-feira,
tropas militares foram posicionadas ao redor do congresso Hondurenho. O
Tribunal Supremo Hondurenho decidiu por unanimidade que o general
Vasquez deveria regressar ao seu posto, alegando que seus direitos foram
violados.

Declaracão de Zelaya sobre isso: "O Tribunal de Justiça atacou
completamente o Estado de Direito ao retirar a autoridade do presidente
de comandante-em-chefe. Eles voltaram para reviver os anos 80, para
reviver a ditadura e tornar os militares mais poderosos do que o estado
civil".

Na sexta, Zelaya e seus apoiadores recuperaram o material desta consulta
(que não é um referendo oficial, é uma consulta perguntando se poderia
fazer o referendo) que o general Vasquez havia se recusado a distribuir.

Apartir daí, antes do domingo, os militares comecaram a prender várias
pessoas do congresso, apoiadores, pessoas que eram voluntarios para
ajudar na consulta etc. Até que no domingo, o presidente foi sequestrado
de madrugada na sua casa e enviado para a costa rica. No domingo mesmo o
congresso apresentou uma carta de renúncia com uma assinatura falsa
(isso foi desmentido pelo próprio Zelaya). E por fim colocaram o
Micheletti na presidencia, Micheletti era vice-presidente do Zelaya e
chefe do congresso.

Acontece que se for verdade, se Zelaya desrespeitou as leis, por que não
o julgaram? Por que não apresentam as acusacões contra ele? Por que ele
não teve direito a corte, a um advogado? No domingo os militares
cortaram energia, telefone, sinais dos meios de comunicacão que não
apoiam o golpe, tudo isso para deixar as pessoas com mais medo e
desorientadas. Eu sei que um estudante foi morto, tem centenas de
pessoas presas e outras centenas de feridos.

Jornalistas da CNN, Associated Press e TeleSur foram detidos e apanharam
dos militares/policia. Muitas pessoas que iriam ajudar na consulta estão
escondidas porque possuem ordem de prisão.

Ontem Zelaya foi a ONU e discursou sobre o ocorrido. O governo imposto
pediu para ir a ONU para colocar a tua versão da história, mas a ONU
disse que não o reconhece como governo oficial e que por isso este
governo não tem espaco lá dentro. Por fim, a ONU, a OEA, o Grupo do Rio,
a ALBA, a UE, o Banco Mundial e outras organizacões repudiaram o golpe,
falaram que não reconhecem o governo imposto e que querem a volta de
Zelaya ao poder.

Parece que amanha, Zelaya irá voltar a Honduras, mesmo com uma ordem de
prisão no seu nome, acompanhado com representantes da OEA, a presidente
da Argentina Cristina Fernandes, o presidente do Ecuador Rafael Correa e
outras autoridades da ONU etc.

O que vai acontecer amanha ninguém sabe....

Abracos,
Isabela

--
isabela fernandes bagueros