Olá Rafael,

É importnate que você reflita sobre o seguinte: o particular pode fazer tudo o que a lei não veda. O Estado só pode fazer o que a lei manda.

Partindo desta afirmações, o Estado não pode tomar algo do privado, por mais que este algo seja GPL, e criar algo em cima disso, pois existem consequências jurídicas e econômicas a serem obervadas.

E no caso do Estado, o fato de ele usar uma distro existente, por exemplo, distro Debian na Prefeitura da Cidade tal ..., isso age nas pessoas como um selo de qualidade, ou seja, além do reflexo jurídico - o Estado se apropriando do trabalho privado - existe o reflexo econômico, que é a rede econômica que é formada por causa do tal selo de qualidade, por mais que esta qualidade não exista, seja apenas sentimento. Um exemplo disso é o seguinte: durante a crise de 1929 muita gente se matou, mas o Estado sobreviveu à crise, ok ?

Resumidamente, é por isso é que o Estado tem que criar a sua distro.

Fortes abraços.

-- Marcus Vinicius --

"Havendo suficientes colaboradores,

Qualquer problema é passível de solução"

Eric S. Raymond A Catedral e o Bazar "

O passado é apenas um recurso para o presente"

Clave de Clau

"Ninguém é tão pobre que não possa dar um abraço;

e Ninguém é tão rico que não necessite de um abraço. Anônimo