Vamos lá. Irei tentar descrever do que se trata o Desktop Paraná.

Não é uma distribuição e sim uma customização baseada na última versão
estável do Debian. Entretanto, temos algumas necessidades especiais, como
por exemplo, a inclusão de pacotes que não fazem, ou não são distribuídos
originalmente para o Debian, Como o Lotus Notes, Access, x3270 e o pr3287
para acesso e impressão de sistemas do mainframe.
Concordo que isso pode ser tratado no repositório, porém, em alguns casos,
nossa banda de acesso é baixa, inviabilizando a instalação pela rede, aí sim
o CD tem utilidade

Outras funcionalidades que agreamos, foi, criar wizards para a configuração
das estações de trabalho, serviços de rede, etc. Por exemplo, a configuração
de uma estação de trabalho para autenticação em um servidor LDAP. No debian
e outras distribuições GNU Linux, eu teria que editar manualmente os
arquivos de configuração, no Desktop Paraná,  Isso é feito através de
algumas perguntas básicas.
Maiores informações, vocês podem consultar no seguinte endereço.

www.repositorios.pr.gov.br