Não é sempre que eu consigo concordar com você, Pedro, mas você está
certíssimo e essa é uma questão muito interessante: a intersecção
entre a liberdade de criar, modificar e usar suas próprias ferramentas
e as limitações sobre impostas pela lei a que o seu usuário está
sujeito.

E isso vai ao ponto que me incomodou com os dois lados nessa pequena
guerra civil para a qual Honduras parece cambalear: dois lados com
veias autoritárias, de um lado, um presidente que passa por cima de
tudo e todos contrários a ele, sem qualquer respeito a qualquer
instituição que não a si mesmo, e, de outro, um desastrado bando que,
talvez até por reflexo, tenha executado o mesmo procedimento usado
tantas vezes no passado em vez do protocolo legal correto para se
remover presidentes irresponsáveis ou mal-intencionados, para
"prevenir instabilidades", como disse o embaixador de Honduras nos EUA
ainda há pouco.

Eu estou cansado dos dois: o primeiro, disfarçando autoritarismo em
"vontade do povo" ou "fazendo pelos pobres" e do segundo, esse reflexo
quase automático de fazer a coisa fácil e errada em vez de amadurecer
o país, seu povo e suas instituições fazendo-os trilhar o caminho
difícil, mas "certo" segundo a tradição democrática que me é tão cara.

Independente de que lado vá ganhar essa queda de braço despropositada,
o povo Hondurenho, não importa de que lado esteja, já perdeu.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com