2009/7/4 Rafael Gomes <rafaelgo...@projetofedora.org>

> Esse era o ponto onde queria chegar. se perceber houve evolução em sua
> customização, assim a distro "mãe" perde essa melhoria e você perde ajuda de
> TODA comunidade desta distro para melhoria das suas inovações. Esse ponto
> pra mim é o mais importante.

Procuramos ajudar toda a comunidade, disponibilizando a documentação e os
pacotes que customizamos. Entretanto, essa cultura, de participar de um
projeto opensource, é uma cultura que é muito pessoal, não são todas as
pessoas que tem o perfil para trabalhar desta forma. É uma cultura, que
gradativamente começa a ser inserida dentro de uma empresa como a CELEPAR.
Tivemos durante algum tempo técnicos que participaram até da manutenção de
pacotes para o Debian. Infelizmente, já não fazem mais parte de nosso
quadro, mas acredito que ainda continuem a trabalhar desta forma.

> Sou contra ao retrabalho, porém acredito que em alguns casos seja realmente
> necessário, mas talvez como é o caso do sacix, que não refaz TUDO.

Realmente o retrabalho sempre ocorre, mas ocorre quando não divulgamos
aquilo que fazemos.

> Na minha opinião, acho que deveria sim distribuir um cd prontinho, mas o
> processo de desenvolvimento deveria ser alinhado com a distro escolhida.

Esse seria o mundo ideal. Quem sabe um dia a gente consiga trabalhar desta
forma.

> Claro que essa é minha opinião, é claro.
>
> Acho que alguns estão fugindo do ponto de debate e/ou aproveitando para
> insultar os colegas. Por favor, façam isso em PVT. Não preciso e nem quero
> presenciar isso.

É alguns tem a mania de minimizar o trabalho dos outros. A colaboração é bem
mais produtiva.